-
Errado.
Três conceitos misturados. Teclado DVORAK é uma alternativa ao QWERTY. PS2 é Personal System 2, padrão da IBM, que criou o conector homônimo. E ABNT é o padrão de teclados compatível com o português do Brasil, porém sem o C cedilha, obtido pelo acento+letra C consecutivamente.
-
O Teclado ABNT ou ABNT2 mantém uma característica em comum: são teclados QWERT acrescidos da letra Ç à direita do L. Isso os difere do teclado Padrão Internacional, onde é necessário digitar o acento agudo, ´ + C para formar o Ç. Isso quer dizer que, tanto o ABNT e ABNT2 vão fornecer ao usuário o Ç, o grande vilão dos teclados internacionais.
Acontece que o Padrão ABNT já é utilizado há anos, desde as máquinas de escrever e os primeiros computadores que chegaram ao país herdaram esta configuração com 101/102 teclas. Com o passar dos anos, uma reformulação foi feita e algumas teclas referentes à caracteres especiais como colchetes e pontos mudaram de lugar além do acréscimo do ALT Gr, dando origem ao Teclado ABNT 2 que é hoje o padrão oficial.
-
"Foram desenvolvidas diferentes adaptações do Dvorak para outras línguas, como por exemplo... o BR-Nativo (Brasileiro) e outros".
Fonte: Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/DVORAK>. Acesso em 15 out. 2012.
-
Acrescentando informação: Teclados Dvorak são aqueles que contêm todas as vogais na terceira linha do teclado. Não são os adotados no Brasil.
Bons estudos.
-
Um "novo" teclado: Dvorak
Após décadas de utilização do QWERTY, mais precisamente em 1932, um professor da Washington State University chamado August Dvorak desenvolveu o que seria, em suas palavras, o padrão “perfeito” para se digitar.
A ideia do "inventor" era que, quanto melhor fosse o acesso às letras mais utilizadas nas palavras, mais rápida seria a digitação. Por isso, a linha do meio do teclado foi considerada como a principal. Com esse pensamento, o professor agrupou as vogais no lado esquerdo, enquanto que as principais consoantes utilizadas na língua inglesa posicionaram-se à direita.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/gadgets/10444-chega-de-qwerty-e-possivel-sobreviver-com-um-teclado-dvorak-.htm#ixzz2lOayxIfi
-
Errado
Três conceitos misturados. Teclado DVORAK é uma alternativa ao QWERTY. PS2 é Personal System 2, padrão da IBM, que criou o conector homônimo. E ABNT é o padrão de teclados compatível com o português do Brasil, porém sem o C cedilha, obtido pelo acento+letra C consecutivamente.
-
A título de curiosidade, saiba também que:
Antonín Leopold Dvorak (Nelahozeves, 8 de setembro de 1841 — Praga, 1 de maio de 1904) foi um compositor checo da Era Romântica. De forma semelhante ao compositor nacionalista Bedřich Smetana, Dvořák também aplicou algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra natal, a Boémia (então parte integrante do Império Austro-Húngaro e actualmente parte República Checa). O estilo próprio de Dvořák tem sido descrito como o expoente máximo que conjugou o idioma nacional com a tradição sinfónica, integrando influências populares e encontrando formas eficazes de as utilizar.
(fonte: wikipedia)
-
apesar de muito utilizados no Brasil nunca nem vi. Que dia foi isso?
-
Gabarito: errado
Existem diferentes padrões de teclas, como QWERTY e DVORAK. Falando um pouco sobre Layout, utiliza-se atualmente em nosso país dois tipos: ABNT e ABNT2. Ambos os layouts funcionam em teclados com/sem fio para desktops, notebooks ou até mesmo tablets, sendo o ABNT2 mais utilizado atualmente. Ambos possuem a Tecla Ç, caracteres especiais, acentos e números – a diferença é que o Layout ABNT2 possui a Tecla ALT GR ao lado direito da Barra de Espaço.