SóProvas


ID
763123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

Na análise evolutiva das organizações, é correto associar: a perspectiva de organizações vistas como sistemas racionais ao modelo burocrático da administração científica clássica; a perspectiva de organizações vistas como sistemas naturais à Escola das Relações Humanas; a perspectiva de organizações vistas como sistemas abertos aos princípios da teoria contingencial.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO 

    a perspectiva de organizações vistas como sistemas racionais ao modelo burocrático da administração científica clássica;
    A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Apesar da crítica à Teoria Clássica algumas ideias foram posteriormente utilizadas por Max Weber em 1940 na idealização da teoria da burocracia.

    a perspectiva de organizações vistas como sistemas naturais à Escola das Relações Humanas
    A teoria das relações humanas é um conjunto de ideias que apareceram após a Grande Crise de 1929 tendo como característica o contraponto à Teoria Clássica que tinha como pressuposto que o homem é parte da máquina, se comporta de maneira mecânica, surgiu com "a necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano"
    O homem faz parte de um sistema natural, orgânico e deve ser levado em consideração não apenas fatores mecânicos (produção, tempo de serviço, força de trabalho) mas também fatores psicológicos, bem-estar naturais do corpo e da mente. Sendo um sistema natural de interação o "comportamento do empregado é baseado no comportamento dos grupos e organizações informais, cada empregado não age isoladamente."

    A perspectiva de organizações vistas como sistemas abertos aos princípios da teoria contingencial

    Teoria da Contingência diz que não existe uma única maneira melhor de organizar; ao contrário, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas ás condições ambientais.Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos:
    A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
    As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente e as características da organizaçã.
    As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.
    Em resumo, a Teoria da Contingência explica que não há nada de absoluto nos princípios gerais da administração. Os aspectos universais e normativos devem ser substituídos pelo critério de ajuste entre cada organização e seu ambiente e tecnologia.
  • Eu errei a questão talvez por preciosismo. Mas fiquei na dúvida.
    Existe um modelo burócrático da Administração Científica Clássica?
    Não seriam coisas diferentes (Teoria Burocrática - Weber, Teoria da Administração Científica- Taylor e Teoria Clássica- Fayol)?
  • Ana Karenina, o sociólogo alemão Max Weber (1864 – 1920), identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. Em suas dimensões essenciais muitos dos aspectos do modelo burocrático podem ser encontrados em Taylor e Fayol: a divisão do trabalho baseada na especialização funcional; hierarquia e autoridade definidas; sistema de regras e regulamentos que descrevem direitos e deveres dos ocupantes dos cargos; sistema de procedimentos e rotinas; impessoalidade nas relações interpessoais, promoção e seleção baseadas na competência técnica, dentre outros.

    Bons estudos!