SóProvas


ID
763951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, de segurança da informação e de armazenamento de dados na nuvem, julgue os itens subsequentes.


Os vírus de boot são programas maliciosos desenvolvidos para que, no processo pós-infecção, o ciberpirata possa ter acesso ao computador para fazer qualquer tipo de tarefa, entre elas o envio do vírus por meio do email.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os vírus de boot infectam o setor de boot (inicialização) do disco. Este setor, também identificado como trilha zero, é o primeiro local do disco de inicialização a ser lido após um POST (Power On Self Test) com sucesso. 
  • Errado- Boot virus atuam no boot, carregamento do sist operac no host. Assim, o vírus é ativado antes da inicialização do sistema em si. Boot sector é uma parte do HD que contém instruções que são carregadas em RAM pelo firmware do host, assim podendo carregar o sistm operac.
  • CUIDADO para nao confundirem com o MALWARE (BOTS)

    Este é SIMILAR ao WORM(programa capaz de se propagar automaticamente atraves de redes enviando copias de si mesmo de computador para computador). Explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuracao de softwares instalados em um computador. Dispoe tambem de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o BOT seja controlado remotamente.

    BOTNETS são as redes formadas por computadores infectados com bots. Um invasor que tenha controle sobre uma botnet pode utiliza-la para aumentar a potencia de seus ataques, POR EXEMPLO,  para enviar centenas de emails de pihing ou spam.

    Bons estudos!
  • Vírus de Boot afetam o setor de boot do HD para serem carregados sempre que o Sistema Operacional for carregado.
  • Os vírus de boot são programas maliciosos desenvolvidos para que, no processo pós-infecção, o ciberpirata possa ter acesso ao computador para fazer qualquer tipo de tarefa, entre elas o envio do vírus por meio do email.
    Os virus de boot infecta o setor de boot dos Discos e é carregado toda vez que a máquina é inicializada.
    Obs: A questão inicia com vírus de boot porém descreve perfeitamente o cavalo de troia.
  • O Vírus de Boot foi um dos primeiros tipos a surgirem no mundo. Eles se alojam no primeiro setor do disquete, e ocupavam cerca de 1k ou menos. Surgiram nos disquetes flexíveis de 5 1/4.

    Na memória são alojados no endereço 0000:7C00h do Bios, e quando o boot ocorre, o vírus se transfere para este endereço e depois se auto-executa.

    Os vírus de boot surgiram nos antigos disco flexíveis de 360k, em 1998.

    Forma de Contaminação

    A contaminação se dá, quando o usuário inicia o computador pelo disquete contaminado, desta forma ele infecta o PC. Deste momento em diante, todo disquete que for inserido no PC é contaminado, e vai infectar outro PC saudável que ele for inserido em seguida.

  • Os vírus de inicialização (boot) foram um dos primeiros tipos a surgirem no mundo e age de forma simples.

    Infecta a área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

    Se alocam no primeiro setor do Disquete (ocupa cerca de 1k), quando o disquete é inserido e o boot ocorre, é transferido para a memória e depois se auto-executa.
    A contaminação se dá, quando o usuário inicia o computador pelo disquete contaminado, desta forma ele infecta o PC.
    Deste momento em d
    iante, todo disquete que for inserido no PC é contaminado, e vai infectar outro PC saudável que ele for inserido em seguida.


  • Vírus de Boot (Master Boot Record / Boot Sector Viruses)

    Todos os discos e disquetes possuem uma área de inicialização reservada para informações relacionadas à formatação do disco, dos diretórios e dos arquivos nele armazenados (registro mestre do Sistema, o Master Boot Record - MBR dos discos rígidos ou a área de boot dos disquetes - Boot Sector).

    Como essa área é executada antes de qualquer outro programa (incluindo qualquer programa Anti-Vírus), esses vírus são muito bem sucedidos. Para esse sucesso também contribui o fato da infecção poder ocorrer por meio de um ato simples do usuário: esquecer um disquete contaminado dentro do drive A.

    Como todos os discos possuem também um pequeno programa de boot (que determina onde está ou não o sistema operacional e reconhece, inclusive, os periféricos instalados no computador), os vírus de boot podem se "esconder" em qualquer disco ou disquete.

    A contaminação ocorre quando um boot é feito através de um disquete contaminado. O setor de boot do disquete possui o código para determinar se um disquete é "bootável" ou para mostrar a mensagem: "Disquete Sem Sistema ou Erro de Disco". É este código, gravado no setor de boot que, ao ser contaminado, assume o controle do micro. Assim que o vírus é executado ele toma conta da memória do micro e infecciona o MBR do disco rígido.

    A disseminação é fácil: cada disquete não contaminado, ao ser colocado no drive e ser lido pode passar a ter uma cópia do código e, nesse caso, é contaminado e passa a ser um "vetor", ou seja um disseminador potencial do programa danoso.

    Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/vir/vir-ge.htm

  • Dúvida: Ainda não entendo o que o virus de boot faz depois de entrar na máquina! Desde já, agradeço!

  • O virus de boot acontece antes da inicialização do sistema operacional. Qualquer computador pode ser infectado por este tipo de virus, inclusive um que nunca tenha (ou nunca vá ser) conectado a internet. 

    Ou seja: é possível que um computador totalmente off-line (sem conexão) esteja infectado por um virus de boot mas é IMPOSSÍVEL que ele execute tarefas remotamente ou envie um email.

  • Vírus de Boot: afetam o setor de boot do HD para serem carregados sempre que o Sistema Operacional for carregado.


  • Só complementando, a questão estaria correta se ao invés de vírus de  BOOT  (conceito ja explicado abaixo) estivesse vírus ou programa malicioso de BOT que vem da palavra ROBOT , e realmente transforma o computador em um robô que juntamente com outro pc's infectados fazem uma botnet, e hacker's as utilizam para fazer ataques, por exemplo o citado na  questão.

  • Gabarito. Errado.

    BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.


    http://seguranca.uol.com.br/antivirus/duvidas/quais-sao-os-tipos-de-virus.html

  • Vírus de Boot: infectam o setor boot (inicialização do disco). Esse vírus invade esse setor e assim consegue ser ativado antes do sistema operacional ser carregado.

  • Vírus de Bot (robo): Executa ações sem permissão do usuário. Computadores infectados por botnets podem ser controlados remotamente bem como podem atacar outros computadores sem que os usuários percebam.

    DIFERENTE DE:

    Vírus de BOOT = ataca a partição ou inicialização da memória. Infectam o setor boot (inicialização do disco). Esse vírus invade esse setor e assim consegue ser ativado antes do sistema operacional ser carregado.

  • Gab. E

    Vídeo interessante sobre tipos de vírus:  https://www.youtube.com/watch?v=GK69-u1stJY

  • eles tentaram msm confundir BOOT com BOT?...

  • ERRADA.

    O vírus de boot faz porcaria na inicialização da máquina PC.

  • O vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

  • Caraca, essa o examinador estava com o coração peludo e a mulher tinha dormido de calça jeans. Tentar confundir o candidato entre vírus de boot e vírus de bot é uma covardia tremenda.


  • Errada
    O examinador trocou os conceitos.

    Vírus de Boot é na inicialização.


    Vírus Bot:

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


  • Ai é trojan

  • Boot = tela preta com dados que aparece quando inicializa o computador.

     

    BOT = Lembrar do Counter Strike (pra quem jogava). Para jogar offline, os times eram formados por você + BOTs, personagens controlados remotamente pelo computador.

  • A banca querendo confundir boot com bot

  • Vírus de Boot: Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos (são vírus bem antigos, rs). Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

     

    infectar a área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos é a principal caracteristica desse vírus.

    fonte: estratégia c.

  • O examinador tentou confundir o "boot" com o "bot" (como já explicado pelos colegas). Fiquemos atentos com a CESPE 

  • Vírus de Boot: Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos (são vírus bem antigos, rs). Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

     

    Bot é um programa que dispões de mecanismos com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. Propaga-se de maneira similar ao worm. O computador infectado por um bot pode ser chamado de zumbi, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do dono. Por exemplo, zumbis podem ser utilizados para realizar ataques DDos e para envio de spam.

     

     

    VICTOR DALTON

  •  

    ERRADO


    O examinador trocou os conceitos.

    Vírus de Boot é na inicialização.


    Vírus Bot:

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Alexandre Henrique 

  • Conceito de vírus de MACRO !!

  • ERRADO

     

     

    MACRO : Joao coloca um macro em um doc. word, para ficar imprimindo somente as cores do arco iris.  :D

  • Vírus de boot afeta a INICIALIZAÇÃO do pc

  • Obs.: o Setor de Boot do disco rígido é a primeira parte do disco rígido que é lida quando o computador é ligado. Essa área é lida pelo BIOS (programa responsável por “acordar” o computador) a fim de que seja encontrado o Sistema Operacional (o programa que vai controlar o computador durante seu uso). Vírus de boot é um tipo de ameaça que infecta o setor de boot (ou MBR – Master Boot Record – Registro Mestre de Inicialização) dos discos rígidos. Com o vírus de boot, por afetar os arquivos de inicialização, o funcionamento do sistema operacional é prejudicado. O sistema operacional já será iniciado infectado e sistematicamente não funcionará corretamente.

  • GABARITO ERRADO

    Vírus de Boot - Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

    bons estudos

  • Errado

    Os vírus de boot infectam o setor de boot (inicialização) do disco. Este setor, também identificado como trilha zero, é o primeiro local do disco de inicialização a ser lido após um POST (Power On Self Test) com sucesso. 

  • Vírus de boot: Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos (são vírus bem antigos). Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

    fonte: pdf do estratégia

  • ERRADO

  • Atua no processo de inicialização do computador.
  • Minha contribuição.

    Vírus de Boot: Boot é o procedimento de inicialização do computador durante o carregamento do sistema operacional, logo após a máquina ser ligada. O vírus de Boot é um dos primeiros tipos de vírus conhecidos e infecta a parte de inicialização do sistema operacional, escondendo-se no primeiro setor da memória.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • a banca misturou os conceitos d virus de boot com bot

  • Vírus de Boot: Impede que o S.O (Sistema Operacional) seja executado corretamente, pois ele danifica a MBR (Master Boot Record = Trilha Zero do HD).

  • BOT

    É um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    ________

    Bons Estudos.

  • O vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

  • Bot = zumbi (caso da questão)

    Boot = inicialização. Consegue apagar seus rastros

  • Um "o " a mais que pode lhe custar 2 pontos preciosos... Atenção...

  • Olha os papagaios a solta de novo. Ninguém fala sobre o erro da questão, só ficam copiando e colando o que é vírus de boot.

  • Os vírus de boot infectam o setor de boot (inicialização) do disco. Este setor, também identificado como trilha zero, é o primeiro local do disco de inicialização a ser lido após um POST (Power On Self Test) com sucesso. 

    #BORA VENCER

  • GAB E

    PMAL 2021

  • Posso estar enganado, mas acredito que a questão relata um vírus de rootkit e não de boot ou de bot.

    Segue abaixo informações retiradas do site: https://cartilha.cert.br/

    O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:

    • instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;

    [...]

    É muito importante ressaltar que o nome rootkit não indica que os programas e as técnicas que o compõe são usadas para obter acesso privilegiado a um computador, mas sim para mantê-lo.

    Rootkits inicialmente eram usados por atacantes que, após invadirem um computador, os instalavam para manter o acesso privilegiado, sem precisar recorrer novamente aos métodos utilizados na invasão, e para esconder suas atividades do responsável e/ou dos usuários do computador.

  • Boot → inicialização

    Bot ou Botnet → zumbi, acesso remoto

  • virus de boot ataca a INICIALIZAÇÃO

    do sistema

  • BOOT relacionado ao vírus e afeta a inicialização

    BOT relacionado ao worm