SóProvas


ID
763963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com a ética individualista, as ações são consideradas morais quando promovem os interesses individuais ao longo do tempo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO 
    A ética individual se conjuga com a responsabilidade social.
    O indivíduo, cuidando de si, cuida também dos outros adequadamente 

    ÉTICA INDIVIDUAL PROMOVE OS INTERESSES INDIVIDUAIS !
  • Segundo Eduardo Bittar, a ética individualista não é nada social, não se volta para o coletivo, ao contrário, é  voltada apenas para o indivíduo em si.

    Analisando a questão:

    "De acordo com a ética individualista, as ações são consideradas morais quando promovem os interesses individuais ao longo do tempo".

    Sobre a ótica da ética individual o que é moral está pautado no individualismo, ou seja, promover somente o interesse individual. Lembrando que, moral tem um conceito subjetivo, é aquilo que se submete a um determinado  valor, é
    fruto da consciência coletiva de uma determinada sociedade e cultura, podendo variar através da dinâmica dos tempos. Ao partirmos da ideia de que a moral é construída culturalmente, algumas “visões de mundo” ganham status de verdade entre os grupos sociais e, por isso, muitas vezes são “naturalizadas”.

    À ética do individualismo se contrapõe a ética do consenso e consiste em um conjunto de práticas de conduta que o indivíduo exerce tendo como fim unicamente sua realização pessoal. Quando a ética individualista se sobrepõem  à ética do consenso deixa-se de optar pelo que é comum, público, coletivo e de interesse geral, fazendo-se com que a esfera pessoal se sobreponha a todo e qualquer mecanismo de conscientização social. Na lógica do individualismo e da ética individualista o que importa é o indivíduo em si e aquilo que pode ganhar sendo o que é.
    Segundo o autor, a  pior faceta do individualismo deriva de suas consequências, das suas repercussões no contexto social, que corroem as bases da coletividade e da sociedade, pois se cada um só pensa em si, ninguém pensa no todo.
    "O individualismo e a ética individualista desses administradores públicos derroga e afronta os interesses da coletividade, eliminando  o compromisso e a responsabilidade social de órgãos, que por sua própria natureza, são públicos e de índole coletiva. Pior do que isso, tornam a função pública que exercem uma atividade profissional nociva para os cidadãos".
    A ética individualista se contrapõe a ética coletivista, que parte de uma premissa completamente oposta à do individualismo. Os direitos de cada indivíduo são definidos pelo coletivo, assim como suas responsabilidades. O bem comum é um conceito importantíssimo no pensamento coletivista: aquilo que beneficia o coletivo deve ter precedência sobre os interesses individuais.

     
    BITTAR, Eduardo C. B. Curso de Ética Jurídica. Editora Saraiva: São Paulo. 2002.
    Artigo disponível em: http://www.leonildo.com/texto26.htm

     


     

      
  • Principais Teorias da Ética Organizacional
     
    Teoria Utilitarista - É a chamada ética do resultado; " Os fins justificam os meios"; utilizam-se quaisquer meios para alcançar os objetivos pré-estabelecidos pela organização. É utilizada mais no setor privado, porém com reservas. É REPUDIADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POIS VIOLA O PRINCÍPIO DA MORALIDADE.
     
     Teoria Deontológica (Kant) - A ética deontológica valoriza primeiramente o conceito de dever e só posteriormente o conceito de bem e as consequências das ações. Significa, portanto, que os juízos morais da ação humana não têm como justificação a obtenção de bons resultados ou a sua utilidade. Esta teoria avalia as ações do homem em função do seu princípio implícito e independentemente dos seus efeitos, tratando-se assim de uma ética formal, de uma ética do dever. Os meios e os fins devem ser éticos; As atitides dos membros da organização possuem somente dois pilares: o CERTO E O ERRADO. Não existem meio terno. É uma forma de limitação das atitudes dos membros da organização.
     
    Teoria perfeccionista - Também conhecida como ética das virtudes, define a virtude como um traço de caráter manifestado no agir habitual; A virtude moral é uma característica do caráter que é bom uma pessoa possuir. Várias podem ser apresentadas: benevolência, compaixão, coragem, equidade, afabilidade, generosidade, honestidade, justiça, paciência, sensatez, lealdade, tolerância etc. As virtudes são consideradas importantes pelo fato de que a pessoa virtuosa terá uma vida melhor e, consequentemente para a organização como um todo. Pese embora todas as vantagens que esta ética possa oferecer levanta, no entanto, algumas questões ao nível da sua fundamentação, que pode oscilar entre o egoísmo ético e o utilitarismo por um lado ou o contratualismo por outro. Tem como um dos pilares o princípio da confiança.
    É A TEORIA PREDOMINANTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA!!

  • Nunca ouvi falar em ética individualista, mas a questão poderia ser resolvida tranquilamente: se a ética é individualista, deve promover interesses individuais, pensei assim.
  • Errado
    A Ética Individualista considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
    Se contrapondo a Ética Utilitarista que, basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
  •  Ética individual...? Bom, se ela existe então ela só pode promover a si mesma, ok?. Mas o que eu não entendo o que isso tem haver com a ética pública.
     Por um acaso  são "ações consideradas morais" um indivíduo que, ao "longo do tempo", vem roubando em prol dos seus próprios "interesses individuais
    "?  Então o congresso tá cheio de moralistas e eu não sabia.
  • Olá, olá, alfartanos/as! Cá estou para responder a mais esta questão sobre ética. Pode-se afirmar que, diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem individualista, utilitarista, dos direitos morais e da justiça. Com relação à ética sob uma abordagem individualista ou simplesmente ética individualista, as ações são morais quando promovem os interesses individuais ao longo do tempo e, em última instância, o maior bem. Portanto, o item está CERTO. Dúvidas? Estou à disposição. Abrç de urso galeeraa! FÉ E FORÇAA SEMPRE! Att. Profª. Isabel Rossoni
  • Gostei do comentário  Cristinne Macedo, ALFARTANOS, FORÇA!

  • questão sacana viu, é de acordo com "ética individualista", se não tivesse isso, a questão estaria errada.

    Bons Estudo a Todos!

  • Segundo Eduardo Bittar, a ética individualista não é nada social, não se volta para o coletivo, ao contrário, é  voltada apenas para o indivíduo em si.

  • pense em uma casca de banana quando vc estiver cansado e tenso na hora da prova

  • As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça: 


    a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

     

    - a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade

     

    - o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, Q42439

     

    Ex: exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade. 

     

    b) Individualismo: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem. 

     

    c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança. 

     

    d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade. 

     

    Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015) da PRF. Teoria e exercícios comentados Prof Daniel Mesquita  Aula 01

  • A ética indivualista só pode estudar a moral pautada nos interesses indivuais. PArece óbvio, mas é simples assim rs.

    do coletivo que estaria errada, obiviamente rs

  • NÍVEIS ÉTICOS                                                       DECISÕES ÉTICAS

    (SOLO INDIVIDUAL)                        *UTILIZE seus DIREITOS MORAIS: busque a JUSTIÇA INDIVIDUAL*

    SOcial                                                         - UTILITARISMO

    Legal                                                           - DIREITOS MORAIS

    Organizacional                                            -  JUSTIÇA

    INDIVIDUAL                                                - INDIVIDUALISMO

  • Ética individualista é Moral individualista.

  • Gabarito certo.

    O individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, á sociedade ou ao estado.

    Certo. De acordo com a ética individualista, as ações são consideradas morais quando promovem os interesses individuais ao longo do tempo.

  • Ética individualista : 

    considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o bem maior.

  • ética individualista não é nada social, não se volta para o coletivo, ao contrário, é  voltada apenas para o indivíduo em si.

    STAIS PRONTO ?Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!" Nm 13:30.."Creia no poder de Deus, ele te fará um vencedor.ESTAIS PRONTO