SóProvas


ID
763972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com a abordagem utilitária, ética diz respeito ao cuidado do servidor público com a sua conduta, de modo a considerar sempre os efeitos desta na realização dos próprios interesses.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 
    O CUIDADO DO SERVIDOR COM A SUA CONDUTA VISA A UM ATENDIMENTO
    CORRETO E UM RELACIONAMENTO HARMÔNICO ENTRE SEUS
    COLEGAS DE TRABALHO , PORTANTO , SEUS EFEITOS VISAM A REALIZAÇÃO DE INTERESSES MÚTUOS !
  •  A QUESTÃO SE REFERE ÀS ABORDAGENS CLASSICAS PARA A TOMADA DE DECISÃO.
    NESSE TIPO DE QUESTÃO NÃO É CERTO FALAR  EM  O CUIDADO DO SERVIDOR COM A SUA CONDUTA VISA A UM ATENDIMENTO CORRETO E UM RELACIONAMENTO HARMÔNICO ENTRE SEUS COLEGAS DE TRABALHO, POIS TUDO DEPENDE DO PONTO DE VISTA DA ABORDAGEM.
    SAO QUATRO ABORDAGENS PRINCIPAIS:ABORDAGEM INDIVIDUALISTA, ABORDAGEM UTILITARISTA, ABORDAGEM NA MORAL E NOS DIREITOS E ABORDAGEM NA JUSTIÇA. DESCREVEREI A ABORDAGEM DA QUESTAO:

    Ética utilitarista:Na abordagem utilitária o mais importante é fazer uma escolha que beneficie a maioria das pessoas. Um problema existente neste tipo de abordagem e que às vezes só são consideradas as pessoas afetadas diretamente e acabam por desconsiderar pessoas afetadas indiretamente.Por exemplo, uma empresa que inventa um estimulante para as vacas produzirem mais leite, proporcionando uma maior produção para os fazendeiros, porém, muitas vezes as vacas contraem doenças extremamente dolorosas e o leite sai contaminado, o que prejudicava indiretamente os consumidores.
  • O Utilitarismo é uma escola filosófica que nasceu no século XVIII, na Inglaterra. Ela estabelece a prática das ações de acordo com sua utilidade, baseando-se para tal em preceitos éticos. Assim, uma atitude só deve ser concretizada se for para a tranqüilidade de um grande número de pessoas. Portanto, antes da efetivação de uma ação, ela deve ser avaliada sob o ponto de vista dos seus resultados práticos.
  • ERRADA. A questão troca o conceito de abordagem utilitária da indivudualista.

    Abordagem utilitária
    “O conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um número maior”. (DAFT, 2007)

    Na ética utilitarista as decisões devem ser tomadas de forma que beneficiem sempre o maior número de pessoas. Para isso, é preciso que a pessoa responsável pela tomada de decisão considere o efeito de cada decisão alternativa sobre todas as partes envolvidas e selecione aquela que gera satisfação para o maior número de pessoas.

    Em situações reais, calcular todas as possibilidades pode se tornar uma situação complexa, então se recomenda a simplificação sempre que possível, por exemplo, calculando os custos financeiros de cada uma das decisões possíveis, ou, considerando os públicos diretamente afetados sem considerar aqueles que são indiretamente afetados pela decisão.

    A abordagem utilitária foi adotada no século XIX pelos filósofos Jeremy Bentham e John Stuart Mill e atualmente é citada como base para a tendência empresarial de policiar os hábitos pessoais dos funcionários (como consumo de álcool, fumo, navegação na Internet etc.) que podem afetar todo o local de trabalho.

    Abordagem individualista

    “O conceito ético de que as ações são morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do indivíduo, o que basicamente leva a
    um bem maior”.  (DAFT, 2007)
     
    Por conta de poder ser facilmente mal compreendida em busca de um ganho pessoal imediato, essa abordagem não é tão popular na sociedade atual, altamente organizada e voltada para grupos.

    A abordagem individualista se fundamenta na lógica que se todos estiverem buscando a autodireção, ou seja, uma decisão que promova mais bem do que mal no longo prazo, as pessoas aprenderão a se acomodar em seus próprios interesses de longo prazo, levando a critérios como honestidade e integridade, já que esses funcionam melhor no longo prazo.


    ;-)
  • ERRADA.
    De acordo com a abordagem utilitária, ética diz respeito ao cuidado do servidor público com a sua conduta, de modo a considerar sempre os efeitos desta na realização
    dos próprios interesses. 
    (INTERESSES COLETIVOS)
     
  • OBS.: Copiado do colega Eduardo na questão: Q254652

    Principais Teorias da Ética Organizacional
     
    Teoria Utilitarista - É a chamada ética do resultado; " Os fins justificam os meios"; utilizam-se quaisquer meios para alcançar os objetivos pré-estabelecidos pela organização. É utilizada mais no setor privado, porém com reservas. É REPUDIADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POIS VIOLA O PRINCÍPIO DA MORALIDADE.

    Teoria Deontológica (Kant) - A ética deontológica valoriza primeiramente o conceito de dever e só posteriormente o conceito de bem e as consequências das ações. Significa, portanto, que os juízos morais da ação humana não têm como justificação a obtenção de bons resultados ou a sua utilidade. Esta teoria avalia as ações do homem em função do seu princípio implícito e independentemente dos seus efeitos, tratando-se assim de uma ética formal, de uma ética do dever. Os meios e os fins devem ser éticos; As atitides dos membros da organização possuem somente dois pilares: o CERTO E O ERRADO. Não existem meio terno. É uma forma de limitação das atitudes dos membros da organização.

    Teoria perfeccionista - Também conhecida como ética das virtudes, define a virtude como um traço de caráter manifestado no agir habitual; A virtude moral é uma característica do caráter que é bom uma pessoa possuir. Várias podem ser apresentadas: benevolência, compaixão, coragem, equidade, afabilidade, generosidade, honestidade, justiça, paciência, sensatez, lealdade, tolerância etc. As virtudes são consideradas importantes pelo fato de que a pessoa virtuosa terá uma vida melhor e, consequentemente para a organização como um todo. Pese embora todas as vantagens que esta ética possa oferecer levanta, no entanto, algumas questões ao nível da sua fundamentação, que pode oscilar entre o egoísmo ético e o utilitarismo por um lado ou o contratualismo por outro. Tem como um dos pilares o princípio da confiança.

    É A TEORIA PREDOMINANTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA!!



    Abraço! Bons estudos...
     

  • Na ética utilitária o interesse coletivo é o primordial, pois  as decisões são tomadas de forma  que traga o maior bem  para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
    Errado.
    Bons estudos!
  • Errado

    A Ética Utilitarista, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

    Se contrapondo a Ética Individualista que considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
  • A ética traz a condição dentro do serviço público como uma atitude ampla que assegura ao interrese da coletividade que envolve a impessualidade.

    Resposta da questão esta errada.
  • De acordo com a abordagem utilitária, ética diz respeito ao cuidado do servidor público com a sua conduta, de modo a considerar sempre os efeitos desta na realização dos próprios interesses.


    Ética = Sempre que estudar Ética lembre-se de Estudo, ciência e filosofia

    Moral= Sempre que estudar Moral lempre-se de Prática, conduta e atitude.

    Para acertar essa questão não é necessário saber o conceito de Ética utilitarista.


    Deus salve à todos nós.

  • Na verdade, quem não sabe o que é utilitarismo acerta, e quem sabe o que é , meu caso, erra.Essas questões sobre ética da banca Cespe são para chorar de raiva.Muito mal feitas,impregnada de subjetivismo.Aff...

  • Acho que o erro da questão está no final em "próprios interesses", o correto seria interesse coletivo.

  • É bom o que é útil

  • Utilitarismo:significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

  • A Ética Utilitarista, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.



    Se contrapondo a Ética Individualista que considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.

  • Para a teoria utilitarista, só é bom o que é útil.

  • A Ética Utilitarista, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

    Abordagem utilitária: Para a Coletividade



    Se contrapondo a Ética Individualista que considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.

    Abordagem individualista: Para o próprio individualista

  • Dica prática que ajuda em diversas questões mais "filosóficas":

     

    Ética Estudo

    MoralModo de agir

     

  • Outra definição da ética utilitária

     

    CESPE - 2010 - CAIXA ECONÔMICA

    A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação. CERTO

     

  • As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça: 


    a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

     

    - a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade

     

    - o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, Q42439

     

    Ex: exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade. 

     

    b) Individualismo: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem. 

     

    c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança. 

     

    d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade. 

     

    Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015) da PRF. Teoria e exercícios comentados Prof Daniel Mesquita  Aula 01

  • A banca Cespe possui Ética utilitarista? NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • RESUMINHO

    TEORIA A RESPEITO DA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS ÉTICOS:

    Fundamentalista= De fora para dentro.

    Unilitarista= Maior bem para a sociedade como um todo. (coletividade)

    Kentiana/Teoria do dever ético = Princípios universais.

    Contratualista= Regras morais estabelecidas para o convívio social.

    Relativista= Individual, o que é ético para um pode não ser para outro.

    Espero que ajude ;)

    Qualquer erro, favor me informarem por mensagem para que não atrapalhe os colegas.

  • Gabarito: Errado

    utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.

  • ABORDAGENS ÉTICAS

    .

    a) Utilitarismo: os fins justificam os meios.

    Pense como: General ZodThanos ou Agente Smith (Matrix).

    .

    b) Individualismo: egocentrismo humano.

    Pense como o Lex Luthor ou o Vegeta (Dragon Ball).

    .

    c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais.

    Pense como o Superman ou Capitão América.

    .

    d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei.

    Pense como o Batman ou o Homem de Ferro.

    .

    Fonte: Meu caderno de resumos.

  • Abordagem utilitária → O conceito Ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um número maior;

    GABA:E