SóProvas


ID
763978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Os dirigentes de organizações públicas que estabelecem regras claramente explicitadas, consistentes e que sejam imparcialmente executadas manifestam conduta ética baseada nos princípios de justiça, equidade e imparcialidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO .

    IMPARCIALIDADE :
    ALGUÉM QUE NÃO TOMA PARTE ENTRE FORÇAS CONTRÁRIAS , FICANDO NEUTRO
    (REGRAS SEGUIDAS DE FORMA IMPARCIAL)

    EQUIDADE : Disposição para se reconhecer imparcialmente o direito de cada um, equivalência ou igualdade.
    Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, imparcialidade, isenção, neutralidade etc.
    (REGRAS CONSISTENTES)
     
    JUSTIÇA : Aplicar a lei em todos os sentidos . ( ESTABELECER REGRAS CLARAMENTE EXPLICITADAS)
  • A ética é abrangida pelas normas.
    A moral pelo comportamento e ações em determindado lugar e época.
    A ética é a teoria, ampla; a moral é a aplicação da ética pelo indivíduo, é estrita.

     Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
     Ética é permanente, moral é temporal;
     Ética é universal, moral é cultural;
     Ética é regra, moral é conduta da regra;
     Ética é teoria, moral é prática.

    Questão CORRETA!!!
  • Existem quatro abordagens principais para a tomada de uma decisão ética : Abordagem utilitarista, Abordagem individualista, Abordagem da moral e nos direitos, Abordagem da justiça.

    A questão se refere à abordagem da justiça:


    A abordagem da justiça  tende a ser bastante justa e deve ser aplicada de acordo com um regulamento interno da empresa ou de acordo com regras claras, explícitas e impessoais. Assim ela é bastante similar ao pensamento subjacente ao domínio da lei.
  • Felipe, vc poderia citar a fonte? Obrigado. 
  • Errei essa questão pois imaginei ser o princípio da Impersoalidade no lugar de Imparcialidade.
    Eles querem dizer a mesma coisa? Se alguém puder ajudar agradeço.
  • Imparcial é o que não pende para um lado ou outro. É o justo. Pense num juiz de futebol: ele deve ser imparcial.

    Impessoal  vem do Princípio Constitucional da Impessoalidade

    "Os autores tratam do princípio administrativo da impessoalidade sob dois prismas, a saber:

    a) Como determinante da finalidade de toda a atuação administrativa (também chamado princípio da finalidade, considerado um princípio constitucional implícito, inserido do princípio expresso da impessoalidade);

    b) Como vedação a que o agente público valha-se das atividades desenvolvidas pela Administração para obter promoção pessoal."

    Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

    Me parece que o imparcial é o que não cede para um lado nem para o outro; enquanto o impessoal é o que não cede a sua própria vontade.

    Bons estudos galera!
  • Critérios para a Tomada de Decisões Éticas

    As decisões éticas podem provocar conflitos entre empresa e empregados, entre empregador e sociedade. As escolhas éticas podem se tornar dilemas de difícil solução. Como exemplo: a empresa deveria estabelecer exames sobre o consumo de álcool e de drogas na admissão do empregado ou durante o contrato de trabalho. Isso seria bom para a comunidade, entretanto pode reduzir a liberdade individual do empregado. Entre essa escolha e outras, a empresa pode enfrentar esses problemas de difícil escolha ética.
    Para orientar as tomadas de decisões éticas, as empresas devem utilizar diversas abordagens para descrever os valores que orientam essas tomadas de decisões. Quatro delas, as mais importantes, são: abordagem utilitária, abordagem do individualismo, abordagem de direitos morais e abordagem de justiça. Na verdade, essas abordagens normativas são baseadas em normas e valores que guiam as tomadas de decisões éticas.

     

    Abordagem Utilitária

    A abordagem utilitária foi desenvolvida pelos filósofos do século XIX Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Para esse modo de pensar, o comportamento moral deve produzir o maior bem para o maior número de pessoas.

    O tomador de decisões deve considerar a consequência da decisão sobre todas as partes e, daí, escolher a que otimize a satisfação do maior número de pessoas. Essa ética utilitária é utilizada para controlar hábitos pessoais dos empregados, como o consumo de álcool e o tabagismo no trabalho, porque esse comportamento poderia afetar negativamente o local de trabalho.

     

    Abordagem do Individualismo

    Na abordagem do individualismo, a preocupação é com os interesses do indivíduo em longo prazo. A base é a auto-orientação do indivíduo. As forças externas que tendem a restringir devem ser estreitamente limitadas. O individualismo pode estabelecer a honestidade e a integridade, porque isso pode dar resultados em longo prazo. Ele está mais próximo do domínio da livre escolha. Na verdade, essa abordagem do individualismo constrói padrões de comportamento que as pessoas querem para si.

  • Abordagem dos Direitos Morais

    Os seres humanos possuem, naturalmente, direitos e liberdades fundamentais: direito ao livre consentimento, direito à privacidade, direito de liberdade de consciência, direito de livre expressão, direito a processo adequado e direito à vida e à segurança. Esses direitos morais jamais devem ser supridos pelo tomador de decisão. Nesse pensamento, uma decisão eticamente correta é aquela que preservas esses direitos em sua integridade.

     

    Abordagem de Justiça

    Para essa abordagem, as decisões morais devem ser baseadas em padrões de equidade, justiça e imparcialidade. Há três tipos de justiça que dizem respeito aos administradores: a justiça distributiva, a justiça de procedimento e a justiça compensatória. 
    A justiça distributiva indica um tratamento diferente a pessoas diferentes e tratamento igual aos iguais. Homens e mulheres devem receber salários iguais. Entretanto, se as habilidades são diferentes ou diferentes responsabilidades de trabalho, as pessoas podem ter tratamentos diferentes, proporcionalmente. A justiça de procedimento é aquela que requer imparcialidade, ou seja, as regras devem ser aplicadas com imparcialidade. As regras devem ser criadas com clareza e executadas com firmeza.

    A justiça compensatória sustenta que as pessoas devem ser compensadas quando houver ações prejudiciais indevidas.

    Esse tipo de abordagem está mais ligado ao pensamento do domínio da lei, por haver regras e regulamentos. Ele não requer cálculos complexos, como acontece na abordagem utilitária; e, também, não justifica interesses próprios da abordagem do individualismo.

    A administração dos recursos humanos, na maioria das leis que a regulamenta, tem base na abordagem da justiça.

    Bibliografia: Livro digital - Administração - Prof. Dejamir da Silva

    Difícil mesmo é formatar um texto nesse QC

  • Certo;
    Observe que a abordagem de ética nessa questão foi quanto a justiça que pauta-se estritamente por princípios de justiça, pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade.
  • Ainda acredito ter faltado a palavra " Lei" neste item. Ficou parecendo que os diregentes se submentem apenas aos seus princípios e não a algo maior que eles (Lei).

  • E foi justamente por isto que errei Jedder.

  • Existem quatro abordagens principais para a tomada de uma decisão ética e muitas vezes são elas mesmo que acabam por nos colocar em situações de difícil escolha:

     

    A abordagem utilitária - “o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior”,

     

    A abordagem individualista-“o conceito ético de que as ações morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do individuo, o que basicamente leva a um bem maior”

     

    A abordagem da moral e dos direitos - “o conceito ético de que as decisões morais são aquelas que melhor mantém os direitos das pessoas afetados por elas”

     

    A abordagem da justiça - estabelecem regras claramente explicitadas, consistentes e que sejam imparcialmente executadas; o conceito ético de que as decisões morais precisam ser baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade”.

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • essas questões de ética são tipo roleta russa.

  • Certo.

    ÉTICA:

    É O ESTUDO DA MORAL;

    É INDIVIDUAL;

    PORQUE DE ACREDITARMOS QUE ALGO É CERTO OU ERRADO? ISSO É INDIVIDUAL.

    PODE MUDAR CASO AS CRENÇAS DO INDIVÍDUO MUDEM.

    UMA PESSOA PODERÁ IR CONTRA SUA ÉTICA PARA SE AJUSTAR A UM DETERMINADO PRINCÍPIO MORAL, COM POR EXEMPLO, O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONDUTA SUA PROFISSÃO.

    CONDUTA INDIVIDUAL, MODO DE SER;

    UNIVERSAL, PERMANENTE E TEÓRICA.

    MORAL:

    SE REFERE A REGRAS DE CONDUTAS, QUE SÃO APLICADOS A DETERMINADOS GRUPOS, EM DETERMINADAS CULTURAS;

    PORQUE A SOCIEDADE NOS DIZ QUE ALGO É CERTO OU ERRADO?

    É SISTEMA SOCIAL;

    PODE VARIAR DE ACORDO COM CADA CULTURA OU GRUPO;

    É COSTUMEIRA, OU SEJA, CULTURAL;

    É CULTURAL, TEMPORAL E PRÁTICA.

  • Galera de 2012/13 curtia textão!