SóProvas


ID
764644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O número de chamada de um livro compõe-se da notação da classificação e da notação do autor, como, por exemplo, o número de Cutter.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey & Siveira (2009, p. 174, 181):

    O número de chamada é usado por todo e qualquer acervo. Constitui um código, aposto em lugar visível do item (como a etiqueta na lombada do livro) e em seu registro bibliográfico, de forma a localizá-lo fisicamente em acervo específico.

    [...]. De modo geral, forma-se o número de chamada com os seguintes indicadores:

    • notação de assunto, ou número de classificação: código relativo ao primeiro assunto indicado no registro bibliográfico do item, de forma a reunir na estante todos os itens de mesmo autor;
    • notação de autor: código relativo ao nome do autor (ou ao título, em itens com ponto de acesso principal pelo título), visa a distinguir entre os vários itens com a mesma notação de assunto;
    • outros elementos distintivos: usados para indicação de acervo, ou distinção entre códigos idênticos de assunto e autor, simultaneamente.

    [...]. A tabela de Cutter representa cada sobrenome pela letra inicial, seguida de três dígitos. Quando um sobrenome não se enquadrar exatamente no sobrenome previsto, deve-se usar o código imediatamente anterior. No caso de obras com ponto de acesso principal pelo título, o código de Cutter corresponderá à primeira palavra do título que não seja artigo.

    Gab. Certo

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.

  • -->Notação é o símbolo numérico utilizado para representar o assunto, ou seja, é o código numérico representativo de um conceito. A notação pode ser:

    -simples ou pura: quando consiste de uma só espécie de símbolo, ou seja, ou só de números ou só de letras. 

    -mista: quando constar de números e letras ou vice-versa.

    -->Número de Chamada: além da classificação, o livro leva ainda a notação do autor, como, por exemplo, o número de Cutter; o conjunto desses dois símbolos chama-se número de chamada. Este é, portanto, o endereço que localiza o livro na prateleira, individualiza o livro na coleção e pelo qual ele é requisitado e novamente reposto nas estantes.

    (SOUZA, p. 21)