-
CPC 03
CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA
Caixa e equivalentes de caixa consistem em numerário disponível na entidade, saldos
mantidos em bancos e aplicações financeiras de curto prazo. Caixa e equivalentes de
caixa incluídos na demonstração dos fluxos de caixa compreendem:
- Numerário disponível e saldos em bancos
- Aplicações financeiras de curto prazo
- Caixa e equivalentes de caixa conforme apresentado previamente
- Efeito de variações nas taxas de câmbio
- Caixa e equivalentes de caixa ajustados
-
Acredito q o erro está quando a questão fala: SAÍDAS de caixa.
O resgate do principal de aplicação financeira é ENTRADA de caixa.
-
A alternativa está errada, pois considerou as aplicações financeiras como "não equivalente de caixa", ao invés de equivalentes de caixa que são. Neste sentido, vale lembrar que os itens que constituem Caixa ou Equivalente de caixa não entram na composição da DFC, conforme Deliberação da CVM 547/2008. A explicação é que tais itens fazem parte da gestão financeira da empresa e não das atividades operacionais, de financiamento e de investimento, grupos que compõem a demonstração.
-
resgate do principal de aplicações financeiras: ENTRADA das atividades de investimento
desembolsos de empréstimos concedidos: saída das atividades de investimento
-
Olá!!!
Observe que o enunciado aponta: "não classificadas como equivalentes de caixa".
Diz Ricardo J. Ferreira em seu livro Contabilidade Avançada página 722
"2.3.9 Transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa
Algumas atividades de investimento e de financiamento não afetam diretamente os fluxos de caixa, embora alterem a estrutura de capital e de ativos de uma empresa. Por emxemplo:
1 - aquisição de ativos com assunção direta do respectivo passivo ou por meio de um arrendamento financeiro;
2 - aquisição de uma entidade por meio de emissão de ações; e
3 - conversão de dívida em capital.
Essas atividades não devem ser incluídas na DFC."
Verifica-se que o enunciado cita o resgate de aplicações financeiras de maneira que não envolvam equivalentes de caixa. Logo não deve estar contemplado na DFC, deixando assim a questão incorreta.
Bons Estudos!!!
-
UMA APLICAÇÃO CLASSIFICADA COMO EQUIVALENTE A CAIXA, SIGNIFICA DIZER QUE TEM LIQUIDEZ IMEDIATA (OU QUASE). SE FOR CLASSIFICADA COMO NÃO EQUIVALENTE A CAIXA, APENAS ESTÁ INFORMANDO QUE SUA REALIZAÇÃO NÃO SERÁ IMEDIATA. ESSA INFORMAÇÃO SÓ FOI COLOCADA PRA CONFUNDIR.
O ERRO DA QUESTÃO É A PALAVRA SAÍDA PARA OS DOIS CASOS, SENDO QUE NO PRIMEIRO CASO TRATA-SE DE ENTRADA.
-
O resgate do principal de aplicações financeiras é atividade de investimento mesmo?
-
Em regra, o resgate de aplicações financeiras é classificado como atividade de investimento. Mas se essas aplicações eram classificadas como disponiveis para a venda / negociação, o seu resgate deve ser classificado como atividade operacional.
-
obtenção e pagamento de empréstimo = atividade de financiamento. O item fala atividade de investimento. ITEM ERRADO.
-
"Objetivo
Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração.
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é requerer a prestação de informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa da entidade por meio de demonstração dos fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento." (CPC - 03)
SE NÃO É CAIXA OU EQUIVALENTE DE CAIXA, NÃO SE DEVE FALAR EM DFC.
-
ERRADA.
O fluxo de caixa de investimentos evidencia as saídas e entradas de caixa que resultarão no futuro geração de lucros e fluxos de caixa. O principal exemplo é a venda ou aquisição de componentes do imobilizado, investimento e intangível. Importante saber, que equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo que possam ser resgatadas em no máximo três meses da aplicação e não sofrem variação significativa de valor. Por conseguinte, equivalentes de caixa não estão incluídos nos fluxos de investimentos, classificam-se como operacionais.
A questão analisada não indicou o ramo da empresa, causando grande confusão, visto que o ramo financeiro e não financeiro interfere diretamente na classificação dos fluxos de caixa entre operacional, investimento e financeiro.
Dessa forma, os desembolsos de empréstimos concedidos por empresa do ramo financeiro classificam-se como fluxos de caixa operacional, porquanto estão ligados diretamente à atividade operacional da empresa. Entretanto, as empresas do ramo não financeiro quando concedem empréstimos a terceiros (diretores, acionistas e sociedades coligadas) classificam-se em fluxos de caixa investimentos.
-
ERRADO.
obtenção e pagamento de empréstimo = atividade de financiamento. O item fala atividade de investimento. ITEM ERRADO.
-
ERRADO, O resgate do principal de aplicações financeiras não classificadas como equivalentes de caixa - NÃO é qualquer resgate de aplicações financeiras que será considerado fluxo de caixa de investimento, apenas aqueles que forem mantidos até o investimento. Ademais, os desembolsos de empréstimos concedidos é fluxo de investimento.