SóProvas


ID
764887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos

Com a informatização e a integração de sistemas de informações gerenciais, os gestores são capazes de estimar, por meio de orçamentos, variações de custos e de mensurar, por meio da análise custo-volume-lucro, hipóteses de resultados. A respeito dos orçamentos empresariais e custos para a tomada de decisões, julgue os itens a seguir.


Sabe-se que a subaplicação ou a superaplicação dos custos indiretos de fabricação (CIF) é mensurada mensalmente. Se a empresa optar pelo uso da conta especial de CIF sub e superaplicados, poderá alocar o resultado obtido ao longo do ano na conta custo dos produtos vendidos (CPV), não sendo permitida, na conta de produtos em processo, alocação pro rata.

Alternativas
Comentários
  • Caros colegas, 
    acertei a questão, no palpite, mas alguem pode me ajudar explicando-a...
    Grato.
  • Caros colegas,

    Nem me atrevi a chutar essa questão. 
    Alguém poderia ajudar?
  • CUSTOS DOS PRODUTOS = MD + MOD + CIF, onde: 

    MD = Materiais Diretos 
    MOD = Mão de Obra Direta
    CIF = Custos Indiretos de Fabricação


    Vamos analisar a questão por partes:

    Sabe-se que a subaplicação ou a superaplicação dos custos indiretos de fabricação (CIF) é mensurada mensalmente
    . Essa parte da assertiva afirma que subaplicação e superaplicação do (CIF) existe. (CORRETO). Porque a maneira como são alocados os CIFs aos produtos  é feito por critérios não precisos estabelecidos pela administração em função dos CUSTOS DIRETOS, ou métodos como por exemplo ABC (sendo este o mais preciso).

    Se a empresa optar pelo uso da conta especial de CIF sub e superaplicados, poderá alocar o resultado obtido ao longo do ano na conta custo dos produtos vendidos (CPV). (CORRETO). Os custos são formados por: MD + MOD + CIF, esses três itens formam a conta PRODUTOS EM PROCESSO, que quando acabados passão para a conta PRODUTOS ACABADOS, e quando são vendidos passam para conta CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS.

    Não sendo permitida, na conta de produtos em processo, alocação pro rata. (ERRADO). Primeiro entende-se pro rata como proporcional. Os CIFs são alocados na conta PRODUTOS EM PROCESSO proporcionalmente segundo critérios estabelecidos pela administração
  • O engraçado é quando você vai na estatística da questão tem uma pessoa que respondeu a Letra A, como isso foi possível?? kkkkk