SóProvas


ID
768565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São consideradas degradadas as áreas que apresentam indícios demineração, processos erosivos, ausência ou diminuição da coberturavegetal, deposição de lixo etc. A respeito da recuperação dessas áreas, julgue os itens seguintes.


O pousio, uma estratégia de longo prazo para recuperação de áreas degradadas, consiste na interrupção das saídas de nutrientes do sistema, possibilitando-se, com essa estratégia, a recuperação da fertilidade do solo.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão é direito ambiental !

  • Resposta Certa. 

    De acordo com a lei 11428/2006 que dispõe sobre utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, em seu art. 3°, III define:

    Pousio:  prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo por até 10 (dez) anos para possibilitar a recuperação de sua fertilidade; 

  • CERTO.

    Conceito de POUSIO na Lei 12.651/2012:

    XXIV- POUSIO: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo.

    A questão é: em qual das duas leis ''a da Mata Atlântica'' e o ''código florestal'', o CESPE irá se basear para determinar o conceito de ''pousio''??? 

    Achei que o conceito presente na Lei 11.428/2006 tivesse sido revogado, mas não foi!

     

  • Pensei que a resposta era "errado", pois para a área florestal 5 anos é um tempo curto e não longo.

  • Pensei com a cabeça de agrônomo, por isso errei, pois nessa prática há a perda nutricional da área MAS OBJETIVANDO A CULTURA DE INTERESSE, no entanto, a vegetação que se estabelece na área vai ter essa função de "aprisionamento"