SóProvas


ID
768571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São consideradas degradadas as áreas que apresentam indícios demineração, processos erosivos, ausência ou diminuição da coberturavegetal, deposição de lixo etc. A respeito da recuperação dessas áreas, julgue os itens seguintes.


Geralmente, a degradação de uma área ocorre em duas fases: quando está na fase inicial, é denominada degradação biológica; quando está na fase final, denomina-se degradação agrícola.

Alternativas
Comentários
  • É ao contrário.

  • De modo geral, existem dois tipos extremos e principais de degradação da pastagem: a “degradação agrícola” e a “degradação biológica”.

    Na degradação agrícola, ocorre um aumento excessivo do percentual de plantas daninhas na pastagem. Nesse tipo de degradação, a capacidade produtiva do pasto fica temporariamente diminuída ou inviabilizada, por causa da competição pelas plantas daninhas no capim e nas leguminosas forrageiras. Essa competição reduz sucessivamente a produção de forragem e a eficiência de uso da pastagem pelo gado. Ou seja, o gado tem dificuldade em selecionar e consumir a forragem, por causa da presença excessiva das plantas daninhas.

    Na degradação biológica, a queda de produtividade da pastagem está principalmente associada à deterioração do solo. Nesse caso, há um aumento na proporção de solo descoberto (sem vegetação) na área da pastagem, facilitando a erosão, a perda de matéria orgânica e de nutrientes do solo. A degradação biológica é uma condição mais drástica de degradação da pastagem, pois também indica a degradação do solo.

  • a degradação biológica é pior que a agrícola

     

    a biológica é a perda da biodiversidade, dos organismos que vivem naquela cobertura de terra, já a agrícola está vinculado a pragas que afetam a produção da cultura