-
Questão Incorreta!
Erro padrão = Raiz quadrada (variancia/número de amostras)
Erro padrão = raiz (40/10)
Erro padrao = + ou - 2 m3
Para o cálculo do erro padrão percentual é necessário conhecer o valor da média.
-
variância não deveria ser 40 m^6 ?
-
Questão mal formulada. A variância deveria ser expressa dessa forma: 40 (m³)². Para o cálculo do erro padrão relativo, deveria ter sido fornecida a média volumétrica entre as parcelas, e não a média do número de árvores, pois erro padrão (%) = +- erro padrão / média *100.
Isso considerando a população infinita, porque se considerarmos ela finita (n/N > 5%), precisaríamos, também, do N (número total de unidades amostrais) para o cálculo do erro padrão, já que o erro padrão (para população finita) = +- RAIZ(variância/n * (1 - n/N)). A banca deveria ter classificado a população como finita ou infinita e ter nos dado o N ou um meio de calcula-lo, por exemplo ter nos dado a área da floresta e a área da parcela ( sendo N = área da floresta/área da parcela).
-
Suponha que, em uma floresta, tenha sido feita uma amostragem com 10 parcelas tomadas ao acaso, com média de 20 árvores por parcela e variância estimada de 40 m³ . Considerando-se tais informações, conclui-se que o erro padrão foi de 4 m³ , e o erro padrão percentual, de 5%.
desv. padrão = raiz da variância
erro padrão = +- desv. padrão / raiz de "n" => +- raiz da variância / raiz de "n"
erro padrão = raiz de 40 / raiz de 10 = 2m³ (já torna a questão incorreta).