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ID
76912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um arquiteto de software estuda que padrões de projeto são apropriados para o novo sistema de vendas de uma empresa. Ele deve considerar que o padrão

Alternativas
Comentários
  • Bridge: utilizado quando é desejável que uma interface (abstração) possa variar independentemente das suas implementações.Builder: permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.Singleton: este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.Chain of Responsibility: representa um encadeamento de objetos receptores para o processamento de uma série de solicitações diferentes. Esses objetos receptores passam a solicitação ao longo da cadeia até que um ou vários objetos a tratem.Um Template Method auxilia na definição de um algoritmo com partes do mesmo definidos por Método abstratos. As subclasses devem se responsabilizar por estas partes abstratas, deste algoritmo, que serão implementadas, possivelmente de várias formas, ou seja, cada subclasse irá implementar à sua necessidade e oferecer um comportamento concreto construindo todo o algoritmo.
  • a) Bridge    Builder   separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.

    b) Builder   Singleton   garante que uma classe seja instanciada somente uma vez, fornecendo também um ponto de acesso global.

    c) Singleton   Bridge   separa uma abstração de sua implementação, de modo que os dois conceitos possam variar de modo independente.

    d) Chain of Responsibility (CORRETO) evita o acoplamento entre o remetente de uma solicitação e seu destinatário, dando oportunidade para mais de um objeto tratar a solicitação.

    e) Template Method Fly Weight utiliza compartilhamento para suportar, eficientemente, grandes quantidades de objetos de granularidade fina.
  • O padrão de projeto de software, Chain of Responsibility, fornece um acoplamento mais fraco. Evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, ao dar a mais de um objeto a oportunidade de tratar a solicitação. Encadear os objetos receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate. Utilizar quando:
    • mais de um objeto pode tratar uma solicitação e o objeto que a tratará não é conhecido a priori.
    • o objeto que trata a solicitação deve ser escolhido automaticamente;
    • deve-se emitir uma solicitação para um dentre vários objetos, sem especificar explicitamente o receptor;
    • o conjunto de objetos que pode tratar uma solicitação deveria ser especificado dinamicamente.
  • d-

    chain of responsibility permite a um numero qualquer de classes tentar responder a um request sem necessitar conhecer as possibilidades de outras classes fazerem esse mesmo request. isso diminuir o acoplamento entre objetos. o unico link entre este sobjetos seria esse request que passe de um objeto a outro ate que 1 destes objetos possa responder