SóProvas


ID
769237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um dicionário é um tipo abstrato de dados que permite as operações de inserção e de retirada e o teste de pertinência de elementos a um conjunto.


Alternativas
Comentários
  • "Uma coleção de atividades, tais como inserir, suprimir e consultar, encapsulada junto com uma estrutura passiva, como um dicionário (conjunto de verbetes), pode ser considerada um tipo abstrato de dados (TAD).
    Definido dessa forma, o TAD DICIONÁRIO fica representado no nível de abstração mais alto possível: o nível conceitual.
    Em um nível de abstração mais baixo, denominado nível de design, a estrutura passiva deve ser representada por um modelo de dados (por exemplo: seqüência ou árvore binária de busca) e as operações devem ser especificadas através de procedimentos cuja representação não dependa de uma linguagem de programação.
    Em um nível de abstração ainda mais baixo, denominado nível de implementação, deve-se tomar como base o design do TAD e estabelecer representações concretas para os elementos de sua estrutura em termos de uma linguagem de programação específica."

  • Certo.

    O tipo abstrato DICIONÁRIO é diferente do DICIONÁRIO DE DADOS DE UM SGBD:

    - Dicionário: é um tipo abstrato de dados, que encapsula operações de inserção, remoção, deleção e update, podendo ser representado por uma lista sequencial ou árvore binária.

    - Dicionário de dados: é o conjunto de tabelas de um SGBD que guarda informações sobre todos os seus elementos na forma de metadados, que só permite operação de leitura e consulta.