SóProvas


ID
769291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da fisiologia de animais
domésticos.

A insuficiência renal aguda, doença relativamente frequente em caninos, classifica-se, quanto a sua etiologia, em pré-renal, renal e pós-renal, cujas causas podem ser, respectivamente, hipovolemia pela desidratação, leptospirose e urolitíase.

Alternativas
Comentários
  • Uremia de origem pré-renal:

    Em situações patológicas pode-se encontrar a uréia em concentrações elevadas:

    Insuficiente perfusão renal e pelo aumento da concentração plasmática como ocorre:

    Desidratação; Choque; Insuficiência cardíaca congestiva; Dimuição do volume sangüíneo; Hemorragia gastrointestinal maciça com aumento da absorção de aminoácidos; Hipovolemia; Aumento do catabolismo proteico – febre, estresse e queimaduras extensas.

    Uremia renal:

    Ocorre por diminuição da filtração e por retenção de uréia em conseqüência de doença renal aguda ou crônica e como conseqüência:

    Acidose metabólica; Desequilíbrio hidro-heletrolítico; Náusea; Vômito; Anemia; Hemorragias gastrointestinal; Alterações neurológicas; Ulcerações na boca e língua.

    Uremia pós-renal

    É geralmente resultante de uma obstrução do trato urinário, de forma que a uréia é reabsorvida e passa para a circulação, uma causa pouco freqüente é a perfuração do trato urinário, com extravasamento da urina para os tecidos moles.

    A diminuição significativa da uréia no sangue ocorre em raras situações, como em nutrição deficiente, administração excessiva de líquidos intravenosos com função renal normal, gravidez, provavelmente pela taxa de filtração estar aumentada, doenças hepáticas graves, podem causar diminuição da síntese da uréia devido à diminuição das atividades envolvidas no ciclo da uréia.