SóProvas


ID
769306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema Linux utiliza vários gerenciadores de janelas, enquanto o Windows possui seu gerenciador de janelas embutido no sistema operacional. Essa é a principal razão pela qual programas desenvolvidos em Linux usando interfaces gráficas apresentam difícil portabilidade para Windows.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O Mozilla Firefox é um exemplo de aplicativo que roda na interface gráfica do Linux e também no Windows. Como sempre, a CESPE menosprezando os softwares livres (dica). Quando isto ocorre, seja na comparação Windows x Linux, ou Internet Explorer x Mozilla Firefox, ou Microsoft Office x BrOffice/OpenOffice/LibreOffice, é sinal de que a afirmação deve estar errada.
  • O sistema Linux utiliza vários gerenciadores de janelas, enquanto o Windows possui seu gerenciador de janelas embutido no sistema operacional. Certo !  Essa é a principal razão pela qual programas desenvolvidos em Linux usando interfaces gráficas apresentam difícil portabilidade para Windows. Errado !
  • errado- alguns windows managers (software que controla comportamento de janelas) para Linux. Exemplos de GUI: E17,Gnome,KDE,LXDE,Xfce.
  • Nada a ver o comentário do Fernando Nishimura, acima.
  • O fato de existirem diversos sistemas de gerenciamento de janela no Linux e somente um no Windows não é a principal dificuldade, e sim o fato de serem sistemas de gerenciamento de janelas diferentes. Sem falar que são sistemas operacionais distintos, o que resulta em formas diferentes de fazer a mesma coisa, causando ainda mais dificuldade no quesito portabilidade.
  • A questão da portabilidade de programas em sistemas operacionais (SO) não está relacionada à interface gráfica, mas sim ao kernel do SO e como são implementadas as suas system calls (chamadas de sistemas).  Linux e os demais sistemas Unix-like utilizam o padrão POSIX, ao passo que os sistemas Windows utilizam a WIN32 API.
    (Mais informações no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum.)

    Outro fator a ser considerado é o tipo de linguagem de programação. Pois linguagens interpretadas em máquinas virtuais como Java e Python não sofrem com o problema de portabilidade.

    Bons estudos.
  • Pelo que sei, o maior problema que causa incompatibilidade de programas feitos em linux para windows é o fato de que o windows trabalha com extensões de arquivos e o linux não.

     

    Gabarito: E

  • Errado

    Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operativos ou sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. O núcleo foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.

    Versão gratuita de sistema operacional. a Microsoft, não gosta disso é claro..

    Quanto a banca sempre que denegrir funcionalidades do linux, possivelmente está errada a questão....

    Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft.