SóProvas


ID
769411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A decomposição de uma variável de relação, que esteja na primeira forma normal em relações, na segunda forma normal consiste um procedimento eficaz para eliminar completamente as anomalias de inserção.

Alternativas
Comentários
  • A 2FN não elimina completamente a anomalia de inserção. Não sei dizer se a 3FN elimina completamente, mas é possível que sim.
    A anomalia de inserção ocorre na inserção de dados novos. O melhor jeito de entender é com um exemplo. Digamos um funcionário A, que trabalha na sede Limeira de uma empresa, e no banco de dados está ('A', 'Limeira'). A anomalia ocorre se um funcionário B que trabalhe na mesma sede insira um dado errado, como 'Limera' (sem o i), ou seja, ('B','Limera'),  o que causa inconsistência no BD, pois ambos trabalham no mesmo lugar, mas uma consulta pode não indicar isso devido ao erro.
    Voltando à questão, se as relações não estão na 3FN, há dependências transitivas, portanto, possibilidade de haver inconsistências dentro do registro. Qualquer das colunas que estiverem na depedência transitiva pode ferar a inconsistência, pois os valores delas não estão definidos em outra relação, mas diretamente no registro.
  • Complementando os comentários do Yuri Maia, em nenhuma forma normal temos a completa eliminação das anomalias e redundâncias. O que acontece é que a cada passsagem ( 1FN -> 2FN , 2FN -> 3FN ) as anomalias e redundâncias vão diminuindo. No meu entendimento também torna errada questão "variável de relação" ao invés de atributo de relação. 

  • Para o DATE, váriavel  de relação = tabela.