SóProvas


ID
769417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O projeto físico de banco de dados consiste na criação de tabelas que representam a implementação do modelo lógico, preservando todos os atributos e entidades.

Alternativas
Comentários
  • O projeto físico de banco de dados consiste na criação de tabelas que representam a implementação do modelo lógico, preservando todos os atributos e entidades.

    Não é sempre que serão preservardos todos os atributos e entidades. Após o processo de normalização alguns atributos podem ser alterados.
  • Acredito que o erro esteja no uso da palavra "banco de dados" de uma forma genérica, pois ai encaixa, BDs relacional, OO, hierarquico, em rede, que nem sempre consiste na criação de tabelas para representarem a implementação do modelo lógico.
  • Sobre o colega com dúvida sobre a normatização no modelos lógicos:

    Para que o BD seja implementado fisicamente ele deve estar normatizado de modo a corrigir eventuais incoscistências e demais erros. Ou seja: "só será possível" fazer um bom projeto físico com um banco de dados corretamente modelado logicamente. 
  • O projeto físico não seria as estruturas de dados e metadados utilizados pelo SGBD?

  • Gente tabelas é sinônimo de relação no modelo relacional, sendo assim elas aparecem no modelo logico e não no fisico, onde o existe é o que o Bruno falou

  • Só complementando: No modelo lógico deve-se eliminar atributos derivados ou calculados, ou seja, não é recomendado armazenar o resultado de cálculos nas tabelas. O correto é que o cálculo seja gerado sob demanda, normalmente em uma consulta. E toda entidade no modelo conceitual vira uma tabela no modelo lógico, mas nem todo modelo lógico de dados é a cópia fiel do modelo conceitual de dados.

    Podemos concluir então que a última etapa depois do projeto lógico, no caso o projeto físico, não irá preservar todos os atributos que foram descritos inicialmente para o projeto de banco de dados.

    http://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-32-mais-de-90-dicas-de-modelagem-de-dados/7832

  • Se a normalização ocorre no modelo lógico, isso significa que ao passar para o físico este representará exatamente como ficou definido no nível lógico. Portanto não acredito que o erro da questão esteja nesse ponto.


    Acho que o problema é como o Tiago Melquiades falou, trata-se de uma questão de paradigma de BD pois apenas o relacional produzirá tabelas.

  • Não é sempre que serão preservados TODOS os atributos e entidades. Após a normalização alguns atributos podem ser alterados.

  • O projeto físico não é a representação do modelo físico de dados? Ou seja, escolha do paradigma do SGBD? Se no modelo lógico fazemos a normalização e depois mapeamos para o modelo físico, os atributos e entidades não seriam preservados? Em que situação não haveria essa preservação?

  • Acho que sempre que ocorre uma normalização no banco, as estruturas são preservadas são, pois chegamos a um estado equivalente; entretanto, como o Tanelo disse, um atributo derivado pode ser calculado durante a consulta, não tendo a menor necessidade de modelá-lo como arquivo físico. Outro exemplo também são as entidades associativas, as quais se originam do relacionamento entre duas tabelas, mas que nem sempre estão modeladas fisícamente.

  • O projeto físico é uma atividade na qual o objetivo não é apenas obter uma estrutura de dados apropriada para armazenamento, mas desenvolvê-lo de maneira que garanta um bom desempenho. Para um dado esquema conceitual, há muitas alternativas de projeto físico em um determinado SGBD. Não é possível tomar decisões de projeto físico e realizar análises de desempenho significativas até que conheçamos as consultas, as transações e as aplicações que são esperadas para ser executadas no banco de dados.

    <.....>

    O objetivo final durante a normalização é separar em tabelas os atributos logicamente relacionados para minimizar redundâncias e, desse modo, evitar as anomalias de atualização que levam a uma sobrecarga adicional de processamento para manter a consistência do banco de dados.
    Esse objetivo às vezes é sacrificado em função de uma execução mais rápida de consultas e transações que ocorrem frequentemente. O processo de armazenar o projeto lógico do banco de dados (o qual pode estar em FNBC ou 4FN) em uma forma normal mais fraca, digamos 2FN ou IFN, é chamado de desnormalização. Normalmente o projetista adiciona a uma tabela os atributos que são necessários para responder a consultas ou produzir relatórios, de forma que uma junção comum a outra tabela, a qual contém o atributo recém-adicionado, seja evitada.

    Fonte: Elmasri Navathe, 2005


    Considerando os trechos acima, acho que NEM TODOS atributos e entidades são mantidos, devido a aplicação da normalização ou da desnormalização.

  • Galera, acho o enunciado muito vago, dando margens para várias interpretações.

    O projeto físico de banco de dados consiste na criação de tabelas que representam a implementação do modelo lógico, preservando todos os atributos e entidades.

    Não mensiona se está normalizado. Realmente o modelo físico é a implementação do modelo lógico. A questão está tão vaga que a gente pensa: e as demais coisas do modelo físico como: esquema, etc? E  a normalização? Marquei como certo, mas observando novamente, vi a palavra "representação". Acho que ela também invalida o item pois não é uma representação duma implementação, mas sim a própria implementação.

    Alguém me corrige se eu estiver equivocado.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

     

    O projeto físico corresponde à criação de índices, organização e estrutura 
    dos dados, caminhos de acesso, tipos de arquivos sendo utilizados, arquivos 
    de tamanho fixo ou de tamanho variável, dentre outros argumentos. O projeto 
    lógico, que é o mapeamento conceitual para o relacional, corresponde à 
    criação de tabelas utilizando uma linguagem de definição de dados (DDL), 
    geralmente a SQL. Há um outro erro no enunciado. Vou corrigir e verá mais 
    claramente. 


    O projeto lógico de banco de dados consiste na criação de tabelas que 
    representam a implementação do modelo conceitual, preservando todos os 
    atributos e entidades. 

  • Projeto físico do banco de dados (Fase 5).

    Durante essa fase, projetamos as especifica-

    ções para o banco de dados armazenado em

    matéria das estruturas físicas de armazenamento de arquivo, posicionamento de registros e índices. Isso corresponde ao projeto do

    esquema interno na terminologia da arquitetura de SGBD em três níveis ====> NAVATHE .

  • pqp, essas respostas grande! TNC...

  • Errado. O modelo relacional de banco de dados consiste na criação de tabelas que representam a implementação do modelo lógico, preservando todos os atributos e entidades.

  • ORDEM DOS MODELOSCLF

    Conceitual

    Lógico

    Físico