SóProvas


ID
769498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No tuning de banco de dados, a reestruturação de índices mediante a criação de novos índices em tabelas em que o número de acessos é elevado consiste em uma ação que torna mais eficiente a realização de operações nessa tabela.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 
    Se a operação for de atualização não haverá melhora no desempenho.
  • O excesso de índice prejudicari tb se o acesso a tabela for para inserção e exclusão.
  • Pergunta amb´igua, permite as duas respostas dependendo do tipo de acesso, se for leitura, a resposta estaria correta, se for escrita estaria errada.
    como eles nao especificaram o tipo de acesso, eles jugam da maneira deles.
  • Muitas exclusões e inserções podem impactar na manutenção do arquivo de índices. 
  • Como os próprios colegas pontuaram, o termo operações permitem-nos deduzir que sejam updates, inserts e deletes. Então a pergunta está mal formulada, pois algumas operações melhoram a performance e outras não.
    Questão deveria ser anulada.
  • Levando em conta o padrão de questões do CESPE, que são interdisciplinares, e como o tipo de operação não foi informado, conclui-se que o examinador referiu-se a qualquer operação.
    Portanto, a questão realmente está errada.
  • Questão sem resposta.
    Conforme já citado, depende do tipo de operação realizada na tabela. Se considerarmos operações de consulta a questão esta CORRETA, se consideramos operações de escrita (update / insert) a questão esta ERRADA. Tipica questão cesp que a resposta é oque o avaliador quiser.
  • 4.1.1 Reestruture os índices

    Reestruturação de índices é um bom ponto de começo, porque ela tem mais impacto na aplicação que a reestruturação do comando ou dos dados.

    Analise a eficiência dos índices usando Explain Plan. Veja que índices são usados para pesquisas comuns e exclua qualquer um que não esteja sendo usado. Muitos índices em uma tabela podem causar uma sobrecarga, pois todos os índices precisam ser atualizados na atualização da tabela.

    Remova índices não seletivos, crie índices para caminhos de acesso com performance crítica e considere outros tipos de índices.
     
  • Amigos, a questão fala que criando novos índices em tabelas com grande acesso, vai tornar mais eficiente a realização de operações nessa tabela. Não interessando as operações, criar novos índices, não necessariamente irá melhorar a eficiência, pois todos os vários acessos a essa tabela podem estar sendo feitos pelos índices que já existem. Não precisa criar outros. Entenderam?

  • André, pertinente seu comentário. Eu entendi que a questão queria levar a discussão pro lado do custo x benefício dos índices. Ela fala que criando mais índices pra tabelas com elevado acesso, fazendo rebuild/reorganize nos que já existem, melhora o desempenho das operações. Criar mais índices pra tabelas, fora os que já existem, exige um certo cuidado, pois pode degradar o desempenho.

     Fora isso, o fato de fazer rebuild/reorganize gera espaços ociosos nos BD's, implicando em degradação de outras operações. Então, antes de fazer isso é preciso um cuidadoso estudo no uso que os índices estão tendo e na necessidade de criá-los.

     Em resumo, a questão trata de um tema bem complexo, com muitos pormenores que precisam ser analisados. Ela é totalmente falsa.

  • Depende do tipo de operação. Se for apenas uma recuperação/consulta de dados, há maior eficiência. Se houver inserção, deleção, modificação, há perda de desempenho: os indices terão de ser recalculados a cada modificação realizada.

  • Crazy question
  • ERRADA.

    Para operações de escrita piora o desmpenho.

    Simples e sem complicação

  • Primeira coisa que veio a minha cabeça: escrita piora.

    Então fui ler o texto da questão, que não especifica "todas as operações", mas apenas:

    "torna mais eficiente a realização de operações nessa tabela"

    A CESPE precisa definir um critério, ela adora fazer pegadinhas de "todo e parte". Dando apenas parte da definição de conceitos

    mas considerando como certo. Considerando a lógica não podemos dizer que essas pegadinhas estão erradas. O problema é que deveria usar esse conceito em todas as questões. Se não tem especificando "toda operação", então ficamos com "alguma operação" e certamente alguma operação se torna mais eficiente. (as operações de leitura)

  • Bem, a questão é um pouco ambígua. O termo acesso comporta tanto a definição no sentido de leitura quanto escrita de dados. Caso os acessos sejam para leitura, a alternativa estará correta. Caso sejam para escrita, ela estará falsa.

    Entendo que se tratou de um deslize do examinador, então creio que seria melhor anular a questão. No entanto, se tivesse que ter uma resposta, seria realmente errada, já que não se pode afirmar que o índice melhoraria a performance somente por haver muitos acessos (de tipo não especificado) na tabela.

    Gabarito: E

  • ERRADO

    "O desempenho das consultas depende em grande parte de quais índices ou esquemas de hashing existem para agilizar o processamento de seleções e junções. Além disso, durante as operações de inserção, exclusão ou atualização, a existência de índices aumenta o overhead."

    Fonte: Navathe

  • Recentemente, a CESPE elaborou uma questão que eu achei bem parecida. O termo "operações" não está especificado. P/consulta, a questão é verdadeira, mas outras manipulações, tal como a exclusão, a indexação torna mais lenta.

    Q1680455) Para o processamento de grandes quantidades de transações, de modo rápido e eficaz, é mais indicado o modelo relacional de bancos de dados do que os modelos orientados a objetos ou multidimensional.

    (Errado)

    Mesma situação: generalizou as operações.