SóProvas


ID
769564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Após definir-se uma visão, é disponibilizada para o usuário uma tabela virtual que não compõe o modelo lógico de dados, na qual o usuário tem plena liberdade para realizar operações de consulta, inclusão, exclusão ou alteração.

Alternativas
Comentários
  • Uma visão, ou vista (em inglêsview), no contexto dos bancos de dados é um objeto que não armazena dados, e não uma relação, composto dinamicamente por uma consulta que é previamente analisada e otimizada. Isso significa que, diferentemente de tabelas, visões não são objetos físicos, ou seja, não ocupam espaço em disco. Alterações nos dados de tabelas que são acessadas por visões, consequentemente alteram os resultados gerados pelas consultas armazenadas nessas visões.
  • Assertiva errada. Na verdade uma visão não compoem o modelo físico de dados. A diferença é que o modelo físico é composto por tabelas e o modelo lógico por várias outras coisas como as views.
  • Uma visão é sim uma tabale virtual que compõe o modelo lógico do BD. O erro na questão está em afirmar que não faz parte do modelo lógico. Uma visão não faz parte do modelo físico de dados.
  • Views não fazem parte do Modelo Lógico e o erro da questão é que o usuário não tem plena liberdade para realizar operações de consulta, inclusão, exclusão ou alteração, visto que se deve obedecer uma série de condições para alterar dados a partir de uma view (Ex: With Check Option, etc).

    Além disso, Silberchatz diz em [1]: "View é qualquer relação que não faça parte do modelo lógico, mas é visível para o usuário como uma relação virtual".

    Fonte: [1] Sistema de Banco de Dados, 3ª Edição, Pág. 99.

  • Diego, nesse caso vc pode ter uma view atualizável, que possui algumas retrições, mas vc poderá fazer essas operações.
    O erro da questão: é o que os colegas acima já mencionaram. A view não faz parte do modelo físico.

  • O erro está no ' tem plena liberdade'.
    Ex: Se no oracle uma view for criada sem os rowids das tabelas, então os usuários não terão plena liberadade de atualizar, inserir ou atualizar os dados das tabelas relacionadas.
  • Tem muita gnt comentando q o erro da questao ta em dizer q  "a view faz parte do modelo físico".
    Nao vi nada disso na questao. O q a questao diz eh o seguinte:  Após definir-se uma visão, é disponibilizada para o usuário uma tabela virtual que não compõe o modelo lógico de dados(ate aqui, certo), na qual o usuário tem plena liberdade para realizar operações de consulta, inclusão, exclusão ou alteração.
    Nao existe nenhuma mençao a modelo fisico.
    O erro da questao ta na ultima afirmaçao. O usuario nao tem essa plena liberdade.
    Silberchatz afirma q, normalmente uma view nao eh atualizavel(permite insert, update, delete etc), mas pode ser se todas essas condiçoes forem satisfeitas:
    - a clausula from possui apenas 1 relacao de BD;
    - a clausula select contem apenas nomes de atributo da relacao e nao possui quaisquer expressoes, agregadas ou especificação distinct
    - qqr atributo nao listado na clausula select pde ser definido em nulo;
    - a consulta nao possui uma clausula group by ou having.
    Alem disso, ha as restriçoes de acesso q pdem ser definidas na propria view para o usuario. Por exemplo, 1 view definida apenas com select significa q o usuario pde apenas consultar dados de determinados atributos especificados na criaçao da view.
    Ou seja, o usuaario nao possui a ampla liberdade pra fazer o q bem entender, como afirma a questao.
  • O primeiro trecho está correto :
    Após definir-se uma visão, é disponibilizada para o usuário uma tabela virtual que não compõe o modelo lógico de dados;
    Fundamento
    Conceitos segundo 
    SILBERCHATZ (pg 76):
    Nível Modelo Lógico é aquele em que consideramos que as relações na coleção que recebemos são as relações reais armazenadas no BD. 
    A SQL permite que uma Relação virtual  seja definida por uma consulta e a relação conceitualmente contenha o resultado da consulta. A relação virutal não é previamente calculada ou armazenada, mas é computada pela execução da consulta sempre que a relação virtual é usada. Qualquer relação desse tipo, que não faz parte do modelo lógico mas se torna visível a um usuário como uma relação virtual, é chamada de view(ou visão).


    Quanto ao segundo trecho :
    ... na qual o usuário tem plena liberdade para realizar operações de consulta, inclusão, exclusão ou alteração.
    O erro está em afirmar que o usuário tem plena liberdade para realizar as operações uma vez que nem todos os BDS implementam views materializadas. E ainda que implementasse views materializadas, algumas condições precisam ser satisfeitas para que inserções, atualizações ou exclusões funcionem. Ou seja, não existe a "plena liberdade".
  • Fazer update, insert ou delete em views é muito problemático e geralmente proibido.

  • errado- embora view seja uma tabela virtual para visualização dos dados e possa ser usado para formatação de dadosm obteção de info, segurança, view não concede ao usuario nenhum tipo de liberdade.

    View é uma tabela virtual baseada em consulta select.

  • Gab. ERRADO

    É possível inserir, excluir e atualizar registros diretamente em uma view desde que ela seja atualizável, isto é, a view que somente envolva uma única tabela

  • Q133321 - O uso de visão em banco de dados é uma forma de aumentar a sua segurança, pois impede o acesso direto aos dados de uma tabela, fornecendo somente os dados considerados necessários. CERTO

    Questão que ajuda.

  • Por ser uma tabela virtual, há uma limitação das possíveis operações de atualização que podem ser

    aplicadas às views, mas não há qualquer limitação à operação de consulta de uma view. Até é possível inserir, atualizar ou excluir dados de uma view – exceto quando a view não é atualizável.

    Fonte: Estratégia