-
O erro está em afirmar que uma tabela armazena os dados de uma entidade específica. Uma tabela armazena os dados das instãncias das entidades sendo os dados de uma entidade específica armazenada por uma linha da tabela.
-
Tabelas também são utilizadas para representar RELACIONAMENTO! Não apenas entidade. Ocorre, por exemplo, quando é mapeado um relacionamento N:M entre duas entidades.
-
É só perceber que uma tabela pode armazenar dados oriundos de várias tabelas distintas. Assim, a linha dessa tabela representa os dados específicos dela somente.
Rod
-
Acredito que o erro esta quando ele fala "de uma entidade específica". Pois também existem tabelas que podem armazenar dados de duas entidades quando o relacionamento é de n:n.
-
Alfran, tua resposta foi a melhor que eu vi aqui, no entanto para o CESPE, "as vezes" não vale a regra:
Ao se mapear um modelo de dados conceitual em um modelo lógico relacional, verifica-se a correspondência um para um entre entidades conceituais e tabelas.
Gabarito: C
http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/a2f463c8-ef
-
Pessoal, quando temos duas entidades, E1 e E2, com cardinallidade 1:1 no modelo conceitual, elas passam a existir apenas em uma tabela no modelo lógico, onde então deixarão de ser ENTIDADES e serão TABELAS.
Dessa forma essa tabela no modelo lógico ira possuir os dados da entidade 1 e entidade 2, além de uma chave primária.
Por esse motivo quando se fala em "armazena os dados de uma entidade específica." está ERRADO, pois neste caso a tabela conterá dados tanto de E1 quanto E2.
Também errei a questão por não pensar nesse detalhe, antes aqui do que na prova.
-
Tabelas podem representar relacionamentos também
-
Essa questão é simples de se resolver, basta analisá-la com calma.
Vejamos o seguinte trecho: "em que cada uma dessas tabelas armazena os dados de uma entidade específica."
Não necessariamente, eu posso ter uma tabela que armazena informações de outra tabela.
Exemplo: um cliente pode ter um endereço ou muitos endereços, por tanto, em um banco de dados normalizados teríamos uma tabela "ciente" e outra "endereço", com um relacionamento 1 para N.
Onde na tabela de clientes teria um id da tabela de endereço, sendo assim invalidando o termo "específica".
-
Galera, tabela = entidade. O conjunto de tabelas armazena dados de uma tabela? não né? (:
-
Considera-se banco de dados relacional como um conjunto de tabelas (Certo). Um modelo relacional representa o banco de dados como uma coleção de relações, uma relação é considerada uma tabela.
em que cada uma dessas tabelas armazena os dados de uma entidade específica (Falso). Cada entidade mapeada no modelo conceitual, quando passadas para o modelo lógico (modelo relacional) pode haver a necessidade de 1 entidade se tornar uma ou mais tabelas e isso vai depender do resultado do processo de normalização a ser feito (1 FN, 2FN, 3FN, Boyce Code, etc..) então o final da questão esta errada porque nem sempre as tabelas armazena dados específicos de uma entidade.
-
Galera, eu interpretei a questão desta maneira:
Imaginemos a tabela Clientes.
Para mim, na minha visão, um cliente na tabela Clientes é uma entidade, uma tupla, um registro.
E como já sabemos, a tabela Clientes pode ter várias entidades, vários clientes, várias tuplas, vários registros, sendo todos estes que falei sinônimos. Portanto, as tabelas não armazenam dados de uma entidade específica, e sim de várias entidades. Espero ter ajudado.
Gabarito: Errado
-
Para mim, a melhor resposta para explicar o erro da questão é o do colega Westley Jesus. Vale a pena conferir o seu comentário. Apenas uma dica.
-
Como o próprio nome do Banco de Dados diz, Relacional: se cada entidade armazenasse apenas atributos específicos não haveria como existir os relacionamentos entre as tabelas, o que realmente gera conhecimento sobre as transações de negócio. Reforçando o que foi dito de outra forma por João Leno e Yuri Maia!
-
Considera-se banco de dados relacional como um tipo de banco de dados que armazena e fornece acesso a pontos de dados relacionados entre si. Bancos de dados relacionais são baseados no modelo relacional, uma maneira intuitiva e direta de representar dados em tabelas.
-
Não existe essa relação um para um entre tabelas e entidades. Na verdade, uma tabela do modelo relacional pode armazenar dados de mais de uma entidade ou mesmo de relacionamentos entre entidades. Um banco de dados relacional utiliza as relações para representar tanto os dados quanto os relacionamentos entre estes dados.
Gabarito: Errado
(CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Analista de Sistemas Suporte - ADAPTADA) Na terminologia formal dos modelos relacionais, tupla corresponde a uma linha, e atributo, ao nome da coluna.
Gabarito: Certo.
O modelo relacional utiliza as tabelas para o armazenamento dos dados e relacionamentos.
Em uma tabela, cada linha representa uma coleção de valores de dados relacionados. Uma linha representa um fato que normalmente corresponde a uma entidade ou relacionamento do mundo real. Na terminologia formal de banco de dados, uma linha é chamada tupla.
Uma tabela é organizada em colunas, que servem para ajudar a interpretar o significado dos valores em cada linha. Formalmente, um cabeçalho da coluna é chamado de atributo.