SóProvas


ID
770269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens a seguir, no que concerne ao conceito de modelo de dados em SGBD.



O modelo lógico define-se como uma descrição de banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, por isso esse modelo é flexível e independente do tipo particular de SGBD que está sendo usado.

Alternativas
Comentários
  • O modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD.
  • Modelo Conceitual (ER): Utilizado para compreender o modelo conceitual de dados. É o mais alto nível. 
    Modelo Logico (Depende do SGBD): Definir as restrições, relacionamentos e etc.
    Modelo Fisico(Depende do SGBD): SQL.
    • O modelo lógico de dados é dependente do paradigma do banco (Relacional, OO, Objeto-Relacional...) e;
    • O modelo Físico é dependente do modelo do SGBD específico (Um para o Oracle, Um para o SQL Server, Outro para o MySQL .... cada um tem o seu).
  • Resolução de questão retirada do livro de Carlos Alberto Heuser - Projeto de Banco de Dados

    Ao definir Modelo Lógico, ele afirma:

    "Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração   visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo   particular de SGBD que está sendo usado."

    Ou seja,  Modelo lógico é um modelo de dados que representa a estrutura de dados de um banco de dados conforme vista pelo usuário do SGBD.

    Logo, a questão está errada.
  • Errado!
    Estaria correto se ao invés de modelo lógico, fosse modelo conceitual;
  • Pra mim essa questão está CORRETA. O modelo lógico é sim INDEPENDENTE de SGDB, ele é dependente do Paradigma utilizado pelo sgdb (relacional, oo, hierárquico etc). Quando eu desenho um modelo lógico para o paradigma relacional ele é válido para qualquer SGBD relacional, como por exemplo Oracle, MySQL, SQL Server, ou seja, não depende de forma nenhuma do SGBD, mas apenas do paradigma.

    logical data model (LDM) in systems engineering is a representation of an organization's data, organized in terms of entities and relationships and is independent of any particular data management technology. (Fonte. Wikipedia)
  • Para mim também considero esta questão verdadeira. Somente o modelo físico depende de particularidades do sgbd. Vi os diversos comentários dos colegas postando citações de autores. Vou seguir os autores, mas em meus estudos considero correta a questão!
  • A primeira parte da questao esta errada pq essa eh a definicao do modelo conceitual. Ja' a segunda parte ta correta. Vejam o q diz F. Machado/M. Abreu(BD, Uma visao pratica, 2004).
    "O modelo logico tem seu inicio a partir do modelo coneitual, lenvando em consideracao uma das tres abordagens: relacional, hierarquica e rede.
    O modelo logico descreve as estruturas q estarao contidas no BD, mas sem considerar ainda nenhuma caracteristica especifica de um SGBD.
    Questão errada.
  • Pra quem ficou em dúvida esse artigo explica tudo:

    http://www.diegomacedo.com.br/modelagem-conceitual-logica-e-fisica-de-dados/
  • O pessoal esta errando por causa desta passagem "independente do tipo particular de SGBD que está sendo usado".

    O tipo de SGBD que o modelo lógico trata é se o mesmo é relacional, orientado a objetos, hierárquico, etc. Ou seja ele é dependente do paradigma utilizado;
    Não podemos confundir com o Software que será usado (Oracle, MySql e etc...)

    O erro na questão é que ele afirma que é independente, sendo que ele é dependente do paradigma/tipo de SGBD
  • Modelo lógico é dependente do TIPO (particular) de SGBD e independente de um SGBD PARTICULAR.

  • A questão está afirmando quando considera que a resposta é a opção "errada". Ou seja, a questão está afirnando que o modelo lógico é dependente do SGBD ? Profissionalmente podemos até considerar que existe uma certa dependencia, mas academicamente a questão em referencia está equivocada. Portanto, para mim, a resposta seria a opção: "correta". 
    O único modelo dependente do SGBD é o modelo físico. 

  • Senhores, me parece que tá havendo mais um problema de interpretação do que de entendimento de banco de dados por parte dos colegas. Vou tentar ser o mais didático possível. Vou reescrever a questão separando as afirmações e enfatizando alguns pontos:
    "O modelo lógico define-se como uma descrição de banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, / por isso esse modelo é flexível e independente do _tipo_ particular de SGBD que está sendo usado."

    Quando separamos as duas afirmações, percebemos que elas apresentam ideias em contraposição. Observem as frases sublinhadas. Se na primeira afirmação ele diz que no modelo lógico temos um nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, como na segunda afirmação ele pode dizer que é independente do tipo particular de SGBD? Isso já coloca a questão como ERRADA.

    Mas o que confundiu a todos foi o fato do examinador utilizar a palavra "tipo". A palavra "tipo" não está relacionada com a definição e escolha do SGBD propriamente dito, como Oracle, SQL Server, IBM DB2, etc. A palavra "tipo" está relacionada ao modelo de SGBD, o que os colegas bem utilizaram o termo paradigma, ou seja, se o tipo de SGBD é relacional, objeto-relacional, orientado a objeto, etc. E como sabemos, o modelo lógico depende dessa definição para que as estruturas do banco sejam criadas.

    Só pra enfatizar e consolidar o que foi exposto acima. Se eu perguntar pra você "Qual o SGBD você usou no projeto X?" é bem diferente se eu perguntar "Qual o tipo de SGBD você usou no projeto X?"
  • O modelo CONCEITUAL define-se como uma descrição de banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, por isso esse modelo é flexível e independente do tipo particular de SGBD que está sendo usado

  • Modelo lógico como modelo de dados (descrição formal de regras para definir a estrutura de um banco de dados) é utilizado para representar a estrutura LÓGICA dos dados e é INDEPENDENTE DE SGBD e DEPENDENTE do tipo de dados

    Já o modelo conceitual é utilizado para representar a realidade observada (pelo usuário do SGBD), sendo INDEPENDENTE tanto de SGBD como de tipo de dados

    Logo a frase estaria correta caso fossse modelo conceitual

  • Nivél de abstração mais alto ou na visão do usuário é o Modelo Conceitual e não o Modelo Lógico. A segunda parte da questao está correta realmente o Modelo Lógico não depende de tecnologia(ou SGBD) ultilizada ainda.

  • prova elaborada pelo cespe == prova elaborada pelo cramulhão 

  • Gaba: errado

    É lógico que dona CESPE vai perguntar logo quem ta na "fronteira"...

    segue o esquema abaixo para explicar a treta da questão.

     

    Projeto de banco de dados:

                 mini-mundo
                        |
    Coleta e analise de requisitos 
                        |

    requisitos de dados

                       |

    projeto conceitual

                      |

    esquema conceitual

     

                       |   ------> INDEPENDENTE DE SGBD

    ---> até aqui não depende de SGBD

    PROJETO LOGICO ------> DEPENDENTE/ ESPECIFICO para um SGBD

                     |

             esquema lógico

                    |

             projeto fisico

                    |

        esquema fisico

     

  • Modelo Conceitual (ER): Utilizado para compreender o modelo conceitual de dados. É o mais alto nível. 
    Modelo Logico (Depende do SGBD): Definir as restrições, relacionamentos e etc.
    Modelo Fisico(Depende do SGBD): SQL.

  • modelo lógico: depende de SGBD particular. Representa estrutura de dados conforme vista pelo usuário.

    modelo conceitual: independe do SGBD particular. Dados abstratos.

  • ERRADO.

    Modelo Conceitual (ER): Utilizado para compreender o modelo conceitual de dados. É o mais alto nível. 

    Modelo Logico (Depende do SGBD): Definir as restrições, relacionamentos e etc.

    Modelo Fisico(Depende do SGBD): SQL.



  • MODELAGEM DE DADOS

    Conceitual (Alto nível): como representação de alto nível e com foco na visão do usuário criador dos dados. Geralmente, é o primeiro modelo a ser desenvolvido e fácil de ser entendido. Independe de um SGBD. Modelo conceitual regista quais dados podem aparecer no banco, mas não registra como estes dados estão armazenados no SGBD.

    Lógica: inclui detalhes de implementação e leva às regras e algumas limitações de recursos padronizados. A lógica é possível definindo atributos que serão as chaves para a estrutura. Dependente do tipo do SGBD. Se orientado a objetos, relacional, hierárquico etc.

    Física (Baixo nível): demonstra os dados fisicamente e agrega todas as regras e limitações do banco de dados. Segue padrões e validações. Dá início ao modelo que deve estar espelhado para o seu banco de dados final. Dependente do SBDG.

  • Refere-se ao conceitual

  • No que se refere à abstração, o nível lógico não descreve o modo de visão do usuário; ele descreve a interação entre os níveis Físico e de Visão, sendo o administrador do banco dados (DBA) quem tem a visão nesse nível.

    O usuário orbita no nível de visão, mais alto, multifacetado para atender às demandas de cada usuário específico.

  • GABARITO ERRADO

    Projeto do Banco de Dados:

    Modelo conceitual (Alto nível): Conceitua detalhadamente o banco de dados, entidades, relacionamentos, cardinalidade e etc. É abstrato e independe do SGBD ou de alguma tecnologia.

    Modelo lógico (Representativo): Modelo implementável em que se define o tipo de banco de dados: relacional, hierárquico, rede e etc. Dependente do tipo do SGBD.

    Modelo físico (Baixo nível): Modelo implementado em que se específica o armazenamento interno, organização de arquivo, índices e etc. Dependente do SGBD.

    FONTE: Meus resumos.

    "A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição".

  • Q405031

    Julgue os itens seguintes, no que se refere aos projetos conceitual, lógico e físico de banco de dados relacional.

    A construção de um modelo particular para cada SGBD, obtido a partir da transformação do modelo conceitual, é o objetivo do projeto lógico.

    Gabarito CERTO

  • Modelo Conceitual -> ALTO nível de abstração - visão do usuário (não vê os detalhes, a forma como funciona o sistema)

    Modelo Lógico -> MÉDIO nível de abstração - visão administrador (ver mais detalhes que o conceitual)

    Modelo Físico -> BAIXO nível de abstração - visão programador ( ver todos os detalhes)

  • PROJETO DE BANCO DE DADOS:

    CONCEITUAL → modelo de dados de alto nível;

    - descreve os tipos de dados, entidades, atributos, relacionamentos e restrições;

    - representação fiel do ambiente observado;

    - independente de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD;

    LÓGICO → modelo de dados representativo;

    - representa a estrutura de dados pela visão do usuário do SGBD;

    - independente de tecnologia e do SGBD;

    - dependente do paradigma do SGBD (paradigma implementado, se relacional, se em rede , se hierárquico, se orientado para objetos..) Esse modelo ainda não é necessário saber qual ferramenta será trabalhada.

    FÍSICO → modelo de dados de baixo nível;

    - descreve os detalhes de como os dados são fisicamente armazenados;

    - seleção de índice, formas de acesso e estrutura de armazenamento interno;

    - depende do paradigma e do SGBD

    Fonte: vivendo e aprendendo com os colegas do QC..

    GAB.: ERRADO.

  • Gabarito: errado

    Independe de tecnologia do SGBD, mas depende do paradigma do SGBD.

  • Modelo Lógico : modelo de dados que representa a estrutura de dados de um banco de dados conforme vista pelo usuário do SGBD. = útil para o desenvolvedor , Tem dependência com a classe do Gerenciador de Banco de Dados - GBD, mas não com o GBD específico.

  • Gab.: Errado

     " Independente do tipo particular de SGBD" = conceitual.

  • MODELOS "CLF"

    Conceitual - Independe

    Lógico - Depende

    Físico - Depende

  • ha cara, pelo amor viu... TNC. Como é que "tipo particular" e "específico" são duas coisas diferentes???? o modelo lógico depende do tipo particular do SGBD, mas não depende de um SGBD específico. SÓ NÃO É MESMA COISA PORQUE NÃO QUEREM QUE SEJA.