SóProvas


ID
770290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Modificações no nível físico são necessárias sempre que um requisito for alterado, por exemplo, para melhorar o desempenho do processo de inclusão de registros.

Alternativas
Comentários
  • A independência de dados ocorre sempre de um nível menor para um maior, por exemplo:

    Se o modelo lógico for alterado, não é necessário que o modelo conceitual seja alterado, mas é necessário alterar o modelo físico.

    Sendo assim, alterações que ocorram nos modelos lógico ou conceitual impactam no modelo físico

  • Vale lembrar que a independência física dos dados é a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível físico são ocasionalmente necessárias para aprimorar o desempenho.
  • Será mesmo que é sempre? Não existe uma única hipótese de mudança que não acarrete mudanças físicas? Essa questão tá muito aberta...

  • Diego Oliveira

    As mundanças físicas que a banca faz referência na questão, baseiam-se em uma compreensão de como o dado é normalmente acessado, a organização dos dados para acelerar a recuperação desses dados e suportar a carga de acesso a esses dados através da aplicação que faz a conexão com esse banco de dados que foi criado em um SGBD. Refere-se também as estruturas de dados auxiliares que vão ser criadas para recuperar esses dados de maneira mais eficiente, as operações transacionais para manipular esses dados e a maneira como os dados estão armazenados em dispositivos de armazenamento.

  • Concordo com o Diego Oliveira. A palavra sempre é muito forte aí e a banca deveria usá-la com cautela. Falar que para todo X, haverá um fato Y é muito abrangente.

  • ERRADA!


    ·  Independência de dados a nível físico: a capacidade de se modificar o modelo físico, sem precisar reescrever os programas da aplicação

    ·  Independência de dados a nível lógico: a capacidade de se modificar o modelo lógico, sem precisar reescrever os programas da aplicação. Modificações no nível lógico são necessárias sempre que a estrutura lógica do BD for alterada. Em alguns casos a recompilação pode ser requerida.


  • O foco do projeto logico é a representacao das relacoes de forma apropriada(os tipos são identificados, as dependencias entre colunas são identificados e o relacionado é definido; e, a partir dai, a normalizacao.

    [1] Afirma q o projeto fisico deve ser derivado do logico e seu foco esta em eficiencia de armazenamento e desempenho. O modelo lógico pode mudar mais tarde, e essa mudança naturalmente exigira mudança tambem no nivel fisico correspondente.

    Fonte:

    [1] Introdução a sistemas de bancos de dados, Por C. J. Date


  • Pessoal nesse caso não é peguinha. A banca utilizou a palavra "sempre" e de fato sempre que uma mudança na lógica ocorrer, ela repercutirá em uma mudança física no banco. É só raciocinar, se mudamos a lógica de um banco estamos fazendo isso no objetivo de obter melhor desempenho e performance e isso precisa ser fisicamente alterado senão não faz sentido algum.


    Agora se pelos mesmos motivos de desempenho e performance, alteramos o projeto físico sem precisar alterar o projeto lógico, temos o que chamamos de independência física dos dados, o que no caso é ideal e mostra que o projeto lógico foi bem desenvolvido.

  • A independência de dados ocorre quando uma alteração em um nível não acarreta na necessidade de modificação do nível SUPERIOR, p.e. há independência física de dados quando uma alteração do modelo físico não acarreta em uma necessidade de alteração do modelo lógico e/ou modelo conceitual, e há independência lógica de dados quando uma alteração do modelo lógico não acarreta em uma necessidade de alteração do modelo conceitual

    Apesar de ser algo IMPLÍCITO, não lembro da LITERATURA falando que a independência de dados EXIGE uma alteração do nível INFERIOR aquele onde houve mudanças, apesar de estar correto =S

    Resumindo: você pode ter independência lógica de dados e ser obrigado a alterar o nível físico, mas a alteração deste não é característica da independência lógica, e sim uma consequência

    Fonte como exemplo:

    06

    Q252652

    Aplicada em: 2012

    Banca: FUMARC

    Órgão: TJ-MG

    Prova: Técnico Judiciário

    Segundo Elmasri & Navathe, a arquitetura de três esquemas pode ser usada para explicar melhor o conceito de independência de dados. Com relação a esse conceito e a arquitetura de três esquemas, analise os itens a seguir, marcando (V) para o item verdadeiro e (F) para o item falso.

    ( ) Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema interno sem mudar o esquema externo. 

    ( ) Independência física de dados é a capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. 

    ( ) Independência de dados é a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto. 

    ( ) Com a independência de dados, mudanças em um nível não requer mudança no nível superior, pois somente o mapeamento entre os dois níveis é modifcado. Esse mapeamento não traz nenhuma sobrecarga (overhead) durante a compilação ou execução de uma consulta.

    Assinale a opção com a sequência CORRETA.

    Ênfase nas duas do meio

     

     

  • Sempre que houver alteração no modelo conceitual ou lógico, haverá sim, uma alteração no nível físico. Normalizar o banco, por exemplo.

    Agora, REQUISITOS, depende se são os do banco, os do software ou os do sistema...A questão não disse! haha

  • "sempre que um requisito for alterado". Fala sério e se um requisito altera a força da senha de um usuário? Isso mudará o modelo físico? Não, o modelo físico poderá continuar como estava, a alteração se dará na aplicação. A não ser que a validação da força da senha seja realizada no Banco.

    Se alguém souber a fonte para responder a afirmação do SEMPRE, comenta aí

  • Gabarito: Certo.

    Marquei certo depois de uns 5 minutos encarando a questão. Não sei se a justificativa que associei está correta, inclusive agradeço se algum colega da área de TI puder me mandar uma mensagem depois confirmando. Pensei: Ele vai realizar uma mudança no processo de inclusão, isto é, armazenamento de dados. Como a alteração se dá no armazenamento, ocorre uma mudança a nível físico, necessariamente.

    Bons estudos!

  • Meu raciocínio:

    Sabemos que a abstração e a independência de dados (capacidade de se alterar uma camada sem afetar as superiores) decresce na ordem: modelo conceitual, modelo lógico e modelo físico.

    Portanto, quando a questão afirma que "Modificações no nível físico são necessárias sempre que um requisito for alterado, por exemplo, para melhorar o desempenho do processo de inclusão de registros" entendo e leio como:

    "modificações no nível físico são necessárias quando há modificações no nível superior"

    Como a independência diminui no nível físico, faz sentido entender que alteração da camada superior afete também sua própria organização.

  • C - L - F

    C - L - F

    C - L - F

  • O Nível Físico é a parte final do banco de dados. Nessa fase trabalhamos a otimização de desempenho do banco de dados. Ou seja, cada vez que um requisito é modificado é preciso uma alteração, para sempre manter o máximo de desempenho no banco.

  • Gabarito: certo

    Basicamente, se você alterar os níveis baixos você não precisará alterar os de cima, pela independência entre os níveis físicos e conceitual /lógico. Mas isso não quer dizer que se for alterado os de cima não irá alterar os de baixo.

    Logo de baixo pra cima a alteração não interfere. Porém, se a alteração for de cima para baixo poderá interferir ... No caso da questão ela ainda ressaltou ''SEMPRE''

    Nível externo

    Nível conceitual/lógico

    Nível interno

    •  Independência Lógica dos Dados :  capacidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar os esquemas externos ou programas/aplicações.

    • Independência Física dos Dados: capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. 

  • Acho que a questão quis dizer o seguinte (mudando a ordem para esclarecer):

    Sempre que um requisito for alterado, por exemplo, para melhorar o desempenho do processo de inclusão de registros, modificações no nível físico são necessárias.

    Se preciso melhorar a inclusão de registros preciso mudar o nível físico.

    Simples assim.

    GABARITO CERTO.