SóProvas


ID
770818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Define-se a análise de impacto nos negócios — do inglês business impact analysis (BIA) — como o processo de análise das funções de negócio e dos possíveis efeitos causados nessas funções por uma interrupção.

Alternativas
Comentários
  • BIA - Business Impact Analysis ( Análise de Impacto no Negócio) vai informar quais recursos e serviços críticos a empresa utiliza e mostrar quais departamentos ou clientes são impactados com a interrupção de um serviço.

    Fonte: T.I. MUDAR E INOVAR - resolvendo conflitos com ITIL V.3, Marcelo Gaspar, Thierry Gomez, Zailto Miranda, 2011.
  • CERTO.

    Segundo a ISO 15999-1, 2 Termos e Definições ,"2.3 análise de impacto nos negócios (BIA- business impact analysis): processo de analisar as funções de negócios e os efeitos que uma interrupção possa causar nelas."

  • Gabarito Certo

    Business Impact Analysis

    A definição de BIA é a identificação e análise de processos de negócios / atividades (incluindo os recursos necessários), com o objetivo de compreender o impacto do tempo de inatividade, o que leva a atribuição de objetivos de recuperação e priorização.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • BIA -> definir e documentar o impacto de uma interrupção nas atividade de negócio

    Fonte: minhas anotações

  • Para complementação de conhecimento:

    O texto faz referência a ISO/IEC 15.999:

    "Com relação à documentação de GCN, é importante desenvolver diretrizes de recuperação de procedimentos identificados como críticos, para que as unidades de negócio possam operar entre o período de desastre e até a recuperação de processos críticos e eventualmente o retorno a normalidade. A identificação dos processos críticos é realizada através do questionário denominado Análise de Impacto nos Negócios (AIN ou BIA) e os procedimentos são elaborados através da documentação de:

    • Planos de Recuperação de Desastres (PRD); 

    • Plano de Continuidade Operacional (PCO); ou 

    • Planos de Gerenciamento de Incidentes."