-
TCP/IP não é modelo , é arquitetura. Essa pegadinha na CESPE ocorre com frequência
-
Não há problema, a priori, em se usar "arquitetura" e "modelo". Há, de fato, correspondência entre ambos. Porém, o modelo OSI é mais restritivo (possui mais camadas) e localiza uma bridge na camada 2 (enlace). Ocorre que a "camada 2" do TCP/IP é a camada interredes, que equivale à camada 3 do OSI! Estaria correto dizer que é a camada 1 do TCP/IP. Parte da confusão ocorre porque o Tanenbaum, que é o autor mais referenciado, dividiu a camada de acesso ao meio do TCP/IP em duas, mantendo a correspondência com o OSI.
-
Essa questão é uma adaptação do livro do Forouzan, página 455, 4ª ed. Vejam o que ele diz:
Gateway
Um gateway normalmente é um computador que opera em todas as cinco camadas da arquitetura TCP/IP ou nas sete camadas do modelo OSI. Um gateway pega uma mensagem de aplicação, a lê e a interpreta. Isso significa que ela pode ser usada como um dispositivo de conexão entre duas internertworks que usam modelos diferentes. Por exemplo, uma rede desenvolvida para usar o modelo OSI pode ser conectada a outra rede utilizando a arquitetura TCP/IP.
Sobre as bridges diz o autor:
Teoricamente, uma bridge deveria ser capaz de interligar LANs usando protocolos diferentes na camada de enlace como uma LAN Ethernet para uma LAN sem fio. Entretanto, existem muitas questões a serem consideradas.
* Formato dos frames: cada tipo de LAN tem o seu próprio formato de frame;
* Tamanho máximo de dados;
* Taxa de dados;
* Ordem dos bits;
* Segurança;
* Suporte multimídia.
Portanto o erro da questão não está na nomenclatura MODELO ou ARQUITETURA, mas sim no fato de que quem desempenha a função citada pela questão é o GATEWAY, não a BRIDGE.
-
Acredito que a bridge pode permitir a comunicação entre diferentes tecnologias em uma mesma família como a 802.3 e a 802.11, mas não para arquiteturas de protocolos diferentes.
Marquei errado porque tentei pensar em algum exemplo para o caso e não encontrei.
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
Módelo OSI é conceitual não existe na prática!
-
ERRADO
Tradução de protocolos é função do Gateway
-
Vide questão Q201912, a CESPE considera TCP/IP um modelo.
-
Bridge não conecta redes diferentes, quem faz isso é o roteador.
-
o correto seria usar o Gateway:
->Gateway - redes com tecnologias diferentes
->Roteador - redes diferentes com a mesma tecnologia
->Switches - mesma rede, segmenta.
->Bridge - 2 redes diferentes com o mesmo protocolo.
-
As Bridges também podem converter padrões, como por exemplo, de Ethernet para Token-Ring. Porém, estes dispositivos operam na camada "interconexão" do modelo OSI, verificando somente endereços físicos (MAC address), atribuídos pelas placas de rede. Deste modo, os "pacotes" podem conter informações das camadas superiores, como protocolos e conexões, que serão totalmente invisíveis, permitindo que estes sejam transmitidos sem serem transformados ou alterados.
-
Um gateway liga dois sistemas que não usam:
• Os mesmos protocolos de comunicação.
• A mesma estrutura de formatação de dados.
• A mesma linguagem.
• A mesma arquitetura de rede
GAB E
-
[...] As limitações são que o bridge pode conectar apenas redes que utilizem a mesma arquitetura (Ethernet por exemplo) e que utilizem o mesmo protocolo de rede (TCP/IP por exemplo).
fonte: https://www.hardware.com.br/
-
Ta doid*o, Luciano? Claro q o TCP/IP 'e modelo. Mais precisamente, modelo de referencia, conforme afirma o autor{1}.
Por favor, nao saia falando isso por ai jamais!
E jamais faca esse tipo de afirmacao aqui no QC...chega a ser irrespo*nsabilidade com quem ta comecando os estudos. Pode induzir mt gente a erro.
Confesso q agora me deu medo!!!
Fonte:
{1} Redes. Tanenbaum.