-
Quebrei a cabeça para achar o erro da questão.. Enfim encontrei uma referência bibliográfica
Uma chave simétrica secreta de 40 bits, KS, é presumidamente conhecida por ambos, hospedeiro e ponto de acesso. Além disso, um Vetor de Inicialização (IV, do inglês Initialization Vector) de 24 bits é anexado a uma chave de 40 bits para criar uma chave de 64 bits que
serão usados para criptografar um único quadro. O IV mudará de um quadro para o outro e, por conseguinte, cada quadro será criptografado com uma chave de 64 bits diferente. A criptografia é efetuada da seguinte forma.
PRIMEIRO, UM VALOR DE 4 BYTES DE CRC É CALCULADO PARA A CARGA ÚTIL DE DADOS. ENTÃO, A CARGA ÚTIL E O CRC DE QUATRO BYTES SÃO CRIPTOGRAFADOS USANDO UMA CIFRA DE FLUXO RC4.
pág 535, Kurose. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down – 6. ed.
Com isso, o erro da questão está em dizer que ela só irá criptografar o payload
-
Só complementando o colega André Luiz, outra referência confirmando o que foi dito, segundo o livro do Nakamura (Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos, pag 171):
"O algoritmo criptográfico usado pelo WEP é o RC4, com chaves que variam entre 40 e 128 bits. O pacote gerado pelo protocolo é formado por 4 componentes:
- Vetor de inicialização (Initialization Vector, v);
- Byte de identificação da chave (Key ID Byte), para controle;
- Algoritmo de integridade CRC-32 aplicado ao payload
- Algoritmo criptográfico RC4 aplicado na payload e no resultado do CRC-32."
Portanto, o erro da questão está em afirmar que "...chave criptográfica de fluxo (keystream) que será aplicada apenas ao payload..."
-
Gabarito: ERRADO
"erro em: apenas ao payload"
será aplicada no CABEÇALHO e na PAYLOAD, sem mais... pois é no cabeçalho que consta os dados pra onde vai, contagem de caracteres, bytes de flags, tecnicas de verificação de erros, ou seja, o que adianta usar a criptografia toda na payload, sendo que no cabeçalho que consta os dados importantes sobre a payload?