SóProvas


ID
771136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a segurança física e segurança lógica de sistemas.

A segurança lógica é responsável por medidas de controle que permitam que usuários e sistemas acessem informação que esteja explicitamente permitida. Nesse sentido, as etapas de autenticação e autorização são consideradas práticas inadequadas de segurança lógica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    controle de acesso, na segurança da informação, é composto dos processos de autenticação, autorização e auditoria (accounting). Neste contexto o controle de acesso pode ser entendido como a habilidade de permitir ou negar a utilização de um objeto (uma entidade passiva, como um sistema ou arquivo) por um sujeito (uma entidade ativa, como um indivíduo ou um processo). A autenticação identifica quem acessa o sistema, a autorização determina o que um usuário autenticado pode fazer, e a auditoria diz o que o usuário fez.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_acesso

  • Gabarito Errado

    Segurança física é a forma de proteger equipamentos e informações contra usuários que não possuem autorização para acessá-los. Enquanto segurança lógica é um conjunto de recursos executados para proteger o sistema, dados e programas contra tentativas de acessos de pessoas ou programas desconhecidos.   As duas formas de proteção são essenciais para lidar com as ameaças à informação. Por isso é importante conhecer como cada uma delas é executada e como melhorá-las.

    A autenticação identifica quem acessa o sistema, a autorização determina o que um usuário autenticado pode fazer, e a auditoria diz o que o usuário fez.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ERRADA, pois, autorização diz a respeito por exemplo se um funcionário tem ou não autorização de entrada em uma sala de servidor de backup por exemplo.

    Este tipo de autorização tem relação com segurança física da organização e não a segurança lógica.