SóProvas


ID
771532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito das aplicações do sensoriamento remoto, julgue o  próximo  item.

Como possuem sensores na faixa do infravermelho termal e não sofrem interferência da cobertura de nuvens na detecção dos focos de calor, os satélites NOAA, utilizados no Brasil para o monitoramento de queimadas, detectam a maioria dos incêndios.

Alternativas
Comentários
  • O sistema atual obtém imagens multiespectrais da superfície terrestre (captadas pelo sensor AVHRR-3) e também adquire dados numéricos coletados por meio de sondas (obtidas pelo sensor ATOVS). Os dados gerados pelos satélites NOAA são utilizados, sobretudo, em modelos climáticos e de previsão do tempo atmosférico. No entanto, servem de material para vários projetos que envolvem o sistema Terra x Oceano X Atmosfera e podem apoiar diversos tipos de monitoramentos, como por exemplo, detecção de focos de queimadas.

    VHRR – (Very High Resolution Radiometer) - Radiômetro de dois canais infravermelho (0,52-0,72 µm e 10,5-12,5 µm) com o propósito de imagear cobertura de nuvens.

    O erro esta em falar que não sofrem interferência da cobertura das nuvens. 


  • (Complementando)

    As radiações eletromagnéticas das ondas do visível e do infravermelho da luz solar, que são de comprimentos de 0,4 a 2,5 μm, possuem em média, tamanhos menores que o tamanho médio das moléculas de vapor de água que compõem uma nuvem, que é da ordem de 30 μm. Devido a essa enorme diferença entre o tamanho das ondas do visível e do infravermelho com o tamanho das moléculas de vapor de água das nuvens, a REM incidente nas nuvens é barrada por essas moléculas e refletida de volta ao espaço. Elas não conseguem atravessar a nuvem.  (Menezes, P.R., 2012 em Introdução ao Processamento de Imagens e Sensoriamento Remoto).

     

    Eu não sabia nada sobre o satélite NOAA, mas sabia que apenas o Radar, que possue sensores que operam na faixa de microondas (comprimento de onda 1mm – 100 cm), é que não sofre interferência da cobertura de ondas. O infravermelho termal possui comprimento de onda 5 µm – 1 mm.

     

    Obrigado pela informação, Camila.

    Bons estudos a todos!

     

  • Muito bom suas respostas!

  • Excelente explicação dos colegas.

    Complementando:

    Como é um sensor IMAGEADOR PASSIVO ele sofre interferências das nuvens.

    Se fosse sensor de ATIVO (radar), suas ondas seriam do tipo microondas e NÃO sofreriam interferência das nuvens, pois as atravessariam.