O Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) é obtido pela razão entre a diferença da reflectância do infravermelho próximo (NIR) e a reflectância do vermelho (R), dividida, respectivamente, pela soma das mesmas, destaca Allen et al. (2002). Para o cálculo do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, Rouse (1973) propôs a expressão:
NDVI = (NIR – R) / (NIR + R)
O Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) é um indicador da proporção e da condição da vegetação verde. Geralmente para superfícies com presença de alguma vegetação o valor do NDVI é positivo, para superfícies sem vegetação o valor é nulo, já para a água e nuvens o valor geralmente é negativo. Quanto mais próximo do extremo positivo, maior a densidade da cobertura vegetal, ou seja, condiz com seu estágio denso e desenvolvido. Esse valor diminui gradativamente para cobertura vegetal menos densa, que apresenta valores positivos, porém não muito elevados.
Elmore et al. (2000) afirma que outra desvantagem do índice NDVI está no fato deste ser altamente influenciado pelo brilho e efeito espectral do solo, fato que prejudica as avaliações sobre a vegetação.
É a diferença da reflectância da banda 4 (infravermelho próximo) e da banda 3 (vermelho - "red").
O NDVI indica proporção e condição da vegetação verde.
vegetação verde= valor positivo
sem vegetação= valor nulo
água e nuvens= valor negativo
Quanto mais ao extremo positivo maior a densidade da cobertura vegetal.