O fenômeno da ressurgência ocorre especialmente em algumas regiões costeiras e se dá quando as águas frias e profundas (em geral, com profundidades inferiores a 200 metros) sobem para as áreas mais quentes e rasas dos oceanos.
Fitoplâncton é o conjunto de organismos aquáticos microscópicos que vivem em suspensão nas águas doces e oceânicas. Esses microrganismos, assim como as plantas das terras emersas, possuem a capacidade de realizar fotossíntese, quando submetidos à condições específicas.Situados na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, os fitoplânctons servem de alimento aos peixes e animais maiores, constituindo-se assim, em fundamental elemento para a manutenção da vida aquática. Nas regiões onde o fenômeno da ressurgência ocorre, o afloramento de águas profundas cheias de fitoplâncton e outros nutrientes, propiciam significativa elevação na quantidade de peixes e outros organismos marinhos, como crustáceos, por exemplo.
No Brasil, a área de ressurgência mais conhecida e estudada é da região de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Como nas demais áreas do globo onde este fenômeno ocorre, a produtividade de pescado em ambiente de ressurgência é significativamente distinta das demais regiões do planeta. Nestes locais, uma abundância de nutrientes é disponibilizada na superfície da água possibilitando uma maior quantidade de alimento ao pescado e consequente riqueza de biodiversidade marinha.