SóProvas


ID
771568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

A interação entre a energia do Sol, a atmosfera terrestre, os continentes e oceanos, aliada à rotação terrestre e às forças de atração gravitacional sobre a água em todos os seus estados, dá lugar ao ciclo hidrológico. Acerca dos limites e consequências das ocorrências desse ciclo, julgue o  item  a seguir.

As precipitações denominadas orográficas derivam de águas evapotranspiradas na própria bacia hidrográfica onde essas precipitações ocorrem.

Alternativas
Comentários
  • Precipitações orográficas são aquelas causadas em função da elevação - altitude do lugar -, não necessariamente as águas derivarem do local, que pode ou não ter uma bacia hidrográfica.

  • A título de complementação do conteúdo abordado na questão.

     

    As chuvas podem ser:

     

    -  Convectivas: a ascensão do ar úmido e quente decorrente de uma elevação excessiva de temperatura; como o ar quente é menos denso, ocorre uma brusca ascensão desse ar que, ao subir, sofre um resfriamento rápido, gerando precipitações intensas com pequena duração, cobrindo pequenas áreas; ocorrem com freqüência em regiões equatoriais;

     

    -  Orográficas: a ascensão do ar quente e úmido, proveniente do oceano, ocorre devido a obstáculos orográficos, como montanhas e serras; ao subir, ocorre o resfriamento e em seguida a precipitação; são caracterizadas por serem de pequena intensidade, mas longa duração, cobrindo pequenas áreas; como as montanhas constituem um obstáculo à passagem do ar úmido (com “potencial” para formar precipitação), normalmente existem áreas no lado oposto caracterizadas por baixos índices de precipitação, sendo chamadas de “sombras pluviométricas”;

     

    -  Frontais: neste tipo de precipitação, a ascensão do ar decorre do “encontro” entre massas de ar frias e quentes; como resultado, o ar mais quente e úmido sofre ascensão, resfria-se e ocorre a precipitação, caracterizada por longa duração e intensidade média, cobrindo grandes áreas.

  • "As precipitações denominadas orográficas derivam de águas evapotranspiradas na própria bacia hidrográfica onde essas precipitações ocorrem."

     

    Como citado pelo Timoteo, não necessariamente na própria bacia. Por exemplo, uma massa de ar quente vindo do oceano pode encontrar com um relevo no litoral e ascender. Com isso ocorre o resfriamento e condensação do vapor d'agua, ocorrendo a chuva.