SóProvas


ID
771841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das tecnologias ethernet, MPLS, frame-relay e ATM, julgue
os itens que se seguem.

Em rede local que utiliza fast ethernet, recomenda-se o uso de cabo padrão 100Base-TX, cuja metragem não deve exceder a 100 m. Uma das vantagens dessa tecnologia é a presença do modo full-duplex de transmissão, decorrente do uso de switches.

Alternativas
Comentários
  • 100BASE-TX

    100BASE-TX é a forma mais usada na rede Fast Ethernet, e funciona com dois pares do cabo par trançado categoria 5 ou 5e (cabo CAT5 contém 4 pares sendo usado apenas 2 para transmissão de dados). Igual ao 10BASE-T, os pares de cabos usados são os laranja e verde (o segundo e terceiro par) como detalhado nos padrões de cabeamento TIA/EIA-568-B, T568A e T568B. Estes pares usam os fios 1, 2, 3 e 6.

    No modelo de cabeamento T568A e T568B, os fios estão na ordem 1, 2, 3, 6, 4, 5, 7, 8 tendo a ordem das cores branco verde, verde, Branco laranja, azul, branco azul, laranja, branco marrom, marrom para o T568A, e branco laranja, laranja, branco verde, azul, branco azul, verde, branco marrom, marrom para T568B. Cada segmento de rede pode ter uma distância de no máximo de 100 metros (330 ft). Em sua configuração típica, 100BASE-TX, usa um par de fios trançados em cada direção, provendo 100 Mbit/s de throughput em cada direção (full-duplex). Veja IEEE 802.3 para mais detalhes.A configuração de redes de 100BASE-TX é bem parecido a 10BASE-T. Quando usado em uma rede local, os dispositivos de rede (computadores, impressoras etc.) são conectados tipicamente a um Hub ou Switch, sendo criando uma rede de Topologia em estrela. Para ligar dois dispositivos em rede é necessário o uso de um cabo crossover.No hardware 100BASE-TX, os quadros de bits (4 bits a 25 MHz ao MII) passam por uma codificação binária 4B5B para gerar uma série de símbolos "0 e 1" a taxa de 125 MHz..

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet
     

  • Acho que o final da questão a torna falsa. Está totalmente correto até falar que o modo de transmissão full-duplex decorre do uso de switches. O modo de transmissão full-duplex decorre do uso de dois pares de fios trançados, um par envia dados em um sentido e outro par envia no outro sentido.
  • Impressionante de onde o CESP tira estas afirmações. O modo full-duplex não tem nenhuma relação direta com o uso de switches. Posso tranquilamente ter uma rede fast ethermet utiizando 2 máquinas ponto a ponto, e consequentemente sem o uso de switech.
  • O colega acima esta correto,mas o proposito da banca é justamente esse,fazer voce "viajar na maionese" e comecar a ficar em duvida da resposta que é obvia

    Tem nada a ver switch com a historia ai
    Ou se tem,gostaria muito que alguem mais esclarecido comentasse

    Por isso é bom ter cuidado com a CESPE :)


  • o fato da questão afirmar que o switch torna possível a utilização de Full-Duplex é pelo motivo da comutação por circuitos, Hubs utilizam half-duplex, pois compartilham o mesmo meio de acesso para todas as portas.

    Mas ainda acho a questão errada quando ele fala  "recomenda-se o uso de cabo padrão 100Base-TX" 100BASE-TX é padrão ethernet e não de cabo, cabo é o par trançado(UTP ou STP).
  • decorrente do uso de switches... se ligar em cross vai funcionar muito bem em full-duplex...
  • Se fosse rede ponto-a-ponto, tudo bem, poderia ligar os dois computadores diretamente e conseguir transmitir em 1000 full-duplex, porém, numa rede rede ethernet, a velocidade depende também do switch. Pode-se ter switch 10/100 e mesmo com o cabeamento correto e a placa de rede correta não se conseguiria a velocidade correta.
  • A questão realmente está correta. Por partes:

    " Em rede local que utiliza fast ethernet, recomenda-se o uso de cabo padrão 100Base-TX" (OK! Realmente é o padrão de cabo recomendado para as redes fast ethernet. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet)

    "cuja metragem não deve exceder a 100m." (OK! fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet)

    "Uma das vantagens dessa tecnologia é a presença do modo full-duplex de transmissão, decorrente do uso de switches." 

    (OK! O examinador fez uma pegadinha, que é necessário atenção para notar. A transmissão full duplex, realmente decorre do uso de switches, pois com a utilização de HUBs (equipamentos anteriores) não se consegue transmitir em modo full duplex, devido às características de funcionamento do HUB, que recebe o tráfego em uma de suas portas e retransmite a todas as outras portas, de forma que consegue fazer isto para uma comunicação de cada vez. Portanto, o switch realmente é responsável pela transmissão full duplex. Com relação ao uso de cabo crossover para ligação (ligação que poderia proporcionar a comunicação full duplex sem a utilização de switch), realmente pode ser feito desta forma, mas o equipamento que realmente impulsionou o full duplex em redes locais foi o switch.


  •  modo full-duplex de transmissão, decorrente do uso de switches... Acho que isso é uma questão de interpretação, eu entendi da seguinte forma: Se  eu usar um switch, vou conseguir operar em modo full-duplex? A resposta é sim. Como foi explicado pelos colegas existem outras formas de obter o modo full-duplex, mas o switch é uma delas. Tem algumas questões de concurso que seguem a filosofia: Se não está errado, está certo.

  • Fórmula para acertar questões da CESPE:

    a) Se você tiver certeza absoluta que é certa, então marque certa.

    b) Se você tiver certeza absoluta que é errada, então marque errada.

    c) Se você achar que é certa, então marque a errada.

    d) Se você achar que é errada, então marque a certa.

    [Brincadeira].

    Mas agora falando sério, não tem condições essas provas da CESPE, parece que eles se preocupam mais em fazer com que alguém que sabe o conteúdo errar (desta forma a chance de alguém que estudou será menor que alguém que não estudou, pois aquele que não estudou terá 50% de acertar, enquanto aquele que estudou, tenderá a marcar a que ele acha que está certo e errará) do que verificar o conhecimento para o cargo.

  • Falar que Full Duplex é que um par envia e o outro recebe não esta errado, mas tb não completo.

    Half Duplex funciona como?, ora, envio e recebo tb, mas um por vez.

    Os temos são usados para a a definição da comunicação e não do cabeamento.

    Envio e recebo ao mesmo tempo?, Full Duplex

    Envio e recebo, um por vez? Half Duplex

    Só envio ou só recebo? Simplex


    Outro comentário diz que 100BASE-TX diz que não se refere a cabo. Sim, é o padrão do cabo.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet

  • A palavra "decorrente" enganou muita gente. Mas como disse o Diego Carvalho: Se não está errado, está certo.

  • De fato, o padrão 100Base-TX é o mais recomendado para efeito de cabeamento utilizando par trançado, com distância limitada a 100m. Além disso, redes fast ethernet possuem o suporte ao modo full duplex, bem como os switches, que atuam na camada de enlace.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Lucas, repare q o uso de switches permite o modo full duplex. Não vejo erro na questão. Tome cuidado com intepretações ou vc pode ser jantado pela concorrência no dia da prova!!!