SóProvas


ID
771856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a roteamento, julgue os itens seguintes.

Empregado para interligar vários SAs (sistemas autônomos), o BGP utiliza uma porta UDP, não tendo, assim, de se ocupar da transmissão correta das informações de roteamento.

Alternativas
Comentários
  • BGP- boarder gareway protocol- decisões de roteamento na internet.
    Mantém uma Ip table ou de prefixos para determinar alcance em um AS (autonomous system). Mas para se comunicar com peers, configuração entre roteadores cria uma sessão TCP na porta 179, e não UDP.
  •     O BGP é um protocolo de roteamento dinâmico utilizado para comunicação entre sistemas autônomos (ASs). Baseados nestas informações, os sistemas autônomos conseguem trocar informações e determinar o melhor caminho para as redes que formam a Internet. Tal papel é muito importante sabendo que a todo momento as redes podem sofrer alterações, podem ocorrer quedas de suas conexões, receber anúncios inválidos, aplicar políticas, manter a conectividade por outros caminhos, adaptando-se rapidamente e mantendo a consistência de seus anúncios de forma eficiente.

        A divulgação das informações de roteamento BGP é feita entre roteadores que estabelecem uma relação de “vizinhança”, sempre na forma de pares. Tendo essa relação, são trocadas as informações contidas nas tabelas de roteamento BGP de cada um destes. Para estabelecer uma relação de vizinhança é necessário que dois roteadores tenham uma conexão direta entre eles, ou que algum protocolo IGP trate de garantir a alcançabilidade. Essa relação de vizinhança pode definir aos roteadores uma relação de speakers ou peers.

        Tratando-se de um protocolo importante que requer confiabilidade em sua comunicação para garantir a alcançabilidade entre todas as redes da Internet, é necessário que seja utilizada uma forma confiável de troca de informações deste protocolo. Isso é obtido pela utilização do protocolo TCP entre dois roteadores que trocam informações do protocolo BGP. A porta utilizada para a comunicação é 179. 

    fonte: http://www.pop-rs.rnp.br/ovni/roteamento2/bgp.html

  • Errado

    O BGP utiliza o transporte confiável (TCP)

  • RIP - UDP porta 520

    OSPF não utiliza TCP ou UDP, utiliza diretamente IP com código de protocolo 89. (camada de rede - TJ 93)

    BGP - TCP porta 179

    Bons estudos!

  • Segundo Kurose(2010,p.291),"No BGP, pares de roteadores trocam informações de roteamento por conexões TCP semipermanentes usando a porta 179."


    **Portanto, além de usar o TCP, as informações de roteamento deverão estar corretas, em virtude do próprio TCP prover a chegada correta das informações.

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Os comentários de Sérgio Raulino sõa sempre muito bom e HTTP concurseiro tb.

  • Quando vi " transmissão correta " já marquei logo errado. Não importa se é UDP ou TCP, uma coisa é o protocolo ser "confiável", outra outra coisa é transmitir dados errados. Vi muitos justificarem a reposta comparando TCP com UDP, mas a diferença entre eles seria a confiabilidade do protocolo. O UDP, teoricamente, também transmite a informação de forma "correta", não faria sentido nenhum se criar um protocolo para transmitir tudo errado!

  • BGP usa porta 179 TCP.

  • O que o David quis dizer em 3 longos parágrafos é o seguinte:

    O BGP é um protocolo de roteamento dinâmico utilizado para comunicação entre sistemas autônomos (ASs), adaptando-se rapidamente a mudanças na rede. Atua aos pares; troca informações confiaveis por meio do TCP na porta 179. 

  • BGP = TCP

    RIP = UDP

    OSPF = IP

    OBS:

    • RIPv1 é um protocolo de roteamento dinâmico baseado no algoritmo Distance Vector e não suporta autenticação.

    • RIPv2 trouxe algumas melhorias com relação ao RIP v.1 como a autenticação, inclusão de máscaras de sub-rede, uso de multicast.

    O esquadrão de elite. PF 2020