-
O filtro SpamAssassin (versão 3.x) funciona dando uma pontuação a cada mensagem que entra, baseado em diferentes "testes" que faz analisando todo o conteúdo da mensagem. De acordo com esta análise, ele acrescenta cabeçalhos na mensagem que informam o seu "nível de spam", e os testes nos quais ela caiu. Em particular, a mensagem recebe uma pontuação ("score").
Se o score fica acima de certo limite (5 por default), a mensagem é colocada num arquivo chamado "bulk" dentro da pasta "mail" do usuário. Portanto, será colocada em mail/bulk. Mas, se a mensagem tem um score muito alto (14 por default), ela é colocada no arquivo mail/SPAN. Agora, se o score for inferior a 5, a mensagem é deixada na pasta usual (Inbox).
Fonte: wikipedia
-
O antispam spamassassin, utilizado no sistema operacional Linux, possui detecção de spam por bayes, ...
Trecho extraído da página oficial da ferramenta (http://wiki.apache.org/spamassassin/SpamAssassin):
"This flexible and powerful set of Perl programs, unlike older spam filtering approaches, uses the combined score from multiple types of checks to determine if a given message is spam.
Its primary features are:
- Header tests;
- Body phrase tests;
- Bayesian filtering;
- Automatic address whitelist/blacklist (AutoWhitelist)
- Manual address whitelist/blacklist (ManualWhitelist)
- Collaborative spam identification databases (DCC, Pyzor, Razor2);
- DNS Blocklists, also known as "RBLs" or "Realtime Blackhole Lists". "
Mas não encontrei nada que justifique a segunda parte da questão: ... que disponibiliza uma base de dados na Internet para consulta da ferramenta de antispam.
Portanto, acredito que é essa afirmação que derruba a questão.
Bons estudos!
-
O gabarito é ERRADO.
A assertiva peca quando diz : "utilizado no sistema operacional Linux". O SpamAssassin também pode ser utilizado em Windows, por exemplo.
-
Filtros bayes funcionam com base no processod e aprendizagem, que o administrador deverá selecionar os emails categorizados como SPAM, e dessa forma o filtro vai criando sua base de SPAM e começando a caracterizá-los automaticamente. Desta forma, cada antispam baseado no filtro de bayes possui sua própria base de conhecimento, sendo armazenada localmente.
-
Assim como alguns colegas acredito que o erro esteja neste trecho "que disponibiliza uma base de dados na Internet para consulta da ferramenta de antispam."
Segundo CGI.br(2014),"Os filtros Bayesianos implementam um algoritmo de probabilidade baseado na Teorias de Bayes. Os programas que utilizam filtros Bayesianos devem passar por um período inicial de treinamento, no qual tratam conjuntos de mensagens legítimas e também mensagens que conhecidamente são spam, criando uma base de dados inicial com informações sobre as ocorrências de palavras em cada um dos casos. Após este período, o programa passa a avaliar as mensagens considerando as ocorrências de palavras e então classifica cada e-mail de acordo com a probabilidade de ser spam ou não, tomando como base o treinamento inicial. Também é possível que este processo de treinamento seja continuado com novas mensagens. Um filtro bastante popular de reconhecimento de spam é o SpamAssassin, um script em Perl que pode utilizar técnicas Bayesianas."
Bibliografia:
http://antispam.br/admin/filtros/#3
-
Quem trabalha consultando listas de spam na internet são blacklists
-
ALGORITMO DE BAYES FUNCIONA POR MEIO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA, E NÃO LISTAS DE ASSINATURAS.