-
Segundo a NBR 5674:
9 Previsão orçamentária
9.1 O sistema de manutenção deve possuir mecanismos capazes de prever os recursos financeiros necessários para a realização de serviços de manutenção em período futuro definido.
9.2 As previsões orçamentárias devem incluir uma reserva de recursos destinada à realização de serviços de manutenção não planejada.
9.3 As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em estimativas físicas, de custos e de índices inflacionários.
9.4 As previsões orçamentárias devem ser elaboradas considerando: a) as condições da edificação demonstradas no relatório de inspeção e nas solicitações dos usuários; b) os custos decorrentes da não realização dos serviços de manutenção no prazo previsto; c) os recursos disponíveis.
9.5 As previsões orçamentárias devem expressar claramente a relação custo e benefício dos serviços de manutenção.
13.1 A contratação de serviços de terceiros pode ser feita com base em: a) preço fixo para determinado serviço claramente discriminado; b) preço unitário, onde a empresa contratada recebe pelos serviços efetivamente realizados, tendo como base um preço unitário previamente pactuado; c) contrato global por período determinado, com preço previamente estabelecido, onde o contratado assume a responsabilidade pela manutenção de uma edificação ou equipamento em funcionamento; d) por administração, onde a empresa contratada é ressarcida das despesas de mão-de-obra, materiais e equipamentos necessários para a realização dos serviços de manutenção e remunerada por uma porcentagem sobre o total das despesas realizadas.
-
A NBR 5674 em vigor é a NBR 5674 : 2012 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutençãocom data de publicação em 25/07/2012
Nessa norma o item transcrito pela Ana Rafaela sofreu algumas alterações: a numeração dos itens mudou e o texto mudou ligeiramente em alguns trechos.
Veja:
5.2. Previsão orçamentária anual
➤ O sistema de manutenção deve possuir mecanismos capazes de prever os recursos financeiros necessários para a realização dos serviços de manutenção em período futuro definido.
➤ As previsões orçamentárias devem incluir uma reserva de recursos destinada à realização de serviços de manutenção corretiva
➤ As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em estimativas físicas, de custos.
➤ As previsões orçamentárias devem expressar claramente a relação custo x benefício dos serviços de manutenção, devendo constar em ata as deliberações sobre a realização ou não destas intervenções.
Mesmo com essas alterações a questão se mantém atual e o gabarito continua sendo D, ou seja, I III e IV corretas
-
O erro da segunda assertiva está em:
II. Ser inflexíveis, de modo a não assimilar margem de erro em estimativas físicas, de custos e de índices inflacionários.
Como já mostrado pelo Edd, a norma NBR 5674 - versão atual de 2012 - diz o seguinte em seu item 5.2:
5.2
As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em
estimativas físicas, de custos.