SóProvas


ID
772486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem.

A máquina de indução que esteja operando como motor tem a capacidade de fornecer potência reativa capacitiva, contribuindo para a correção do fator de potência da instalação onde esteja conectada.

Alternativas
Comentários
  • O motor de indução é uma carga indutiva. Ele demanda, da rede, potência reativa indutiva. Se temos, portanto, uma rede em que o fator de potência é menor que 1 e é atrasado (indutivo), que é o caso enormemente mais frequente, precisamos de um equipamento que demande potência reativa capacitiva da rede, pois potência reativa capacitiva compensa potência reativa indutiva (pode-se dizer que equipamentos capacitivos injetam potência reativa na rede, e equipamentos indutivos consomem potência reativa da rede).
    Ligar um motor de indução em uma rede cuja carga já está com fator de potência indutivo vai apenas piorar o fator de potência.
    O que se pode fazer é ligar uma máquina SÍNCRONA à rede para fazer a compensação de reativos. Nessa aplicação, a máquina síncrona é denominada compensador síncrono. O consumo ou fornecimento de potência reativa pelo compensador síncrono vai depender da corrente de excitação aplicada a ele (ou seja, da intensidade do campo).
  • Isso é  uma característica do motor síncrono, na qual muitas vezes é usado como compensador sincrono para corrigir o fator de potência da rede, absorvendo ou fornecendo energia reativa a rede!!