-
•Materiais Críticos.
São materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise do risco de não ter disponível estes materiais quando necessário.
•Periculosidade.
A adoção desta classificação visa identificar materiais que oferecem risco a segurança.
Exemplo:
•Gases
•Produtos Químicos
A adoção desta classificação será de muita utilidade em relação ao manuseio, transporte e armazenagem.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDMQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.econcursos.com%2Fmod%2FwestorDownloadCounter%2Fdownload.php%3Ffile_guid%3D54033&ei=LqSkUafZCPS90QH-xIGIAw&usg=AFQjCNENV_FNepYKKt6uAI8-mbWn6jKk_w&sig2=pcZGDt-dLhzcPo3eiWZoOA&bvm=bv.47008514,d.dmQ
-
Materiais Críticos Classificação muito utilizada por indústrias. São materiais de reposição específica, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência. A quantidade de material cadastrado como material crítico dentro de uma empresa deve ser mínima. Os materiais são classificados como críticos segundo os seguintes critérios: Críticos por problemas de obtenção: material importado; único fornecedor; falta no mercado; estratégico e de difícil obtenção ou fabricação. Críticos por razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem ou de transporte. Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões. Críticos por problema de previsão: ser difícil prever seu uso Críticos por razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para equipamento vital da produção.
Segundo Viana (2006, p. 51)
-
Críticos por razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para equipamento vital da produção. |
Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
Se usarmos o critéiro "Críticos por razões de segurança" segundo Viana (2006, p. 51), a resposta não estaria correta, pois periculosidade e perecibilidade estão relacionadas ao critério crítico por armazenagem. Não consegui entender pq o gabarito é letra D?
-
TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS:
...
POR PERICULOSIDADE:
SÃO MATERIAIS PERIGOSOS QUE OFERECEM RISCOS, EM ESPECIAL DURANTE AS ATIVIDADES DE MANUSEIO E TRANSPORTE
EX.: EXPLOSIVOS. LÍQUIDOS E SÓLIDOS INFLAMÁVEIS, ETC.
-
Materiais perigosos, a depender das circunstâncias, podem ser considerados críticos no que concerne a razões de segurança.
Gabarito: D
-
A questão é maliciosa. Não concordo com o gabarito. Deveria ser anulada. Está claro que a banca estava usando o livro de José Viana como base para a elaboração da questão, e, de acordo com as respostas dos colegas acima, que retratam o que o livro diz, a resposta não se encaixa no critério usado para materiais críticos.
-
Essa questão é o seguinte, todas as respostas são de Materiais Críticos. Agora a única resposta que é de Material Crítico em função de problemas de SEGURANÇA é a letra D, porque a empresa vai ter dificuldade de movimentar produtos periculosos, ou seja, produtos químicos perigosos ( gases tóxicos, explosivos, ácidos etc...) isso com certeza compromete a segurança. As outras alternativas apesar de também ser materiais críticos pode trazer grandes prejuizos mas no geral não comprometer a segurança.
-
excelente resposta Tinaizinho so complementando:
Vale lembrar que presta bem atenção nas alternativas garante 50% de acerto na questão.
errei por fazer leitura técnica. A unica letra que fala sobre segurança e a letra D.
Perecibilidade da a entender que: um alimento perecível vencido causa complicações a saúde
Periculosidade já tem a ver com oque a questão pede: perigo, segurança
(são muito parecidas o cérebro lê antes dos olhos)
-
Eu também, não concordo com o gabarito. Pois a letra "D" corresponde ao tipo Problemas de armazenagem e transporte.
-
Razões de Segurança se ralaciona com 2 características:
* Alto custo de reposição
* Material essencial à produção.
-
periculosidade (perigo) = segurança
-
Se eu nunca tivesse estudado a matéria com certeza iria na D, porém não concordo com o gabarito pois quando se trata de material de alta periculosidade é considerado material crítico por problemas de armazenagem e transporte.
Agora materiais críticos por Razões de Segurança é quando se tem um material de reposição de alto custo ou material para equipamento vital da produção.
Eu iria na letra C
-
PERICULOSIDADE:São os materiais que oferecem riscos á segurança portanto letra D
-
Nesta questão, não podemos nos apegar a tabela (citada em outros comentários) do João José Viana que classifica o material de alta periculosidade em problemas de armazenagem e transporte (p. 56).
O mesmo autor, ao tratar do tema periculosidade diz: "A adoção dessa classificação (falando da periculosidade) visa à identificação de materiais, como, por exemplo, produtos químicos e gases, que, por suas características físico-químicas, possuam incompatibilidade como outros, oferecendo riscos à SEGURANÇA". (p. 59) Desse modo, não resta dúvida que não há erro na questão nem incompatibilidade com o referido autor. GABARITO: a) lidar com materiais de alta perecibilidade (problema de armazenagem e transporte) b) demandar materiais de grande escassez no mercado (problema na obtenção) c) importar produto de alto custo (importar - problema na obtenção; alto custo - razões econômicas) d) correto (conforme João José Viana, materiais de alta periculosidade também trazem risco a segurança) e) tiver dificuldade em acomodar em estoque (problema de armazenagem e transporte)
-
Concordo com o comentário do Ricardo Bastos
-
Os materiais são classificados como críticos segundo os seguintes critérios:
Críticos por problemas de obtenção: material importado; único fornecedor; falta no mercado; estratégico e de difícil obtenção ou fabricação.
Críticos por razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem ou de transporte.
Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
Críticos por problema de previsão: ser difícil prever seu uso
Críticos por razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para equipamento vital da produção.
-
Gabarito contestável.
Segue,abaixo, os tipos de classificação segunda Viana:
Por problemas de obtenção:
-Material importado;
-Existência de um único fornecedor;
-Escassez no mercado;
-Material estratégico;
-De difícil fabricação ou obtenção.
Por razões econômicas:
-Material de elevado valor;
-Material com elevado custo de armazenagem;
-Material com elevado custo de transporte.
Por problemas de armazenagem e transporte:
-Material perecível;
-Material de alta periculosidade;
-Material de elevado peso;
-Material de grandes dimensões.
Por problemas de previsão
-Material com utilização de difícil previsão.
Por razões de segurança
-Material de reposição de alto custo;
-Material para equipamento vital da produção.
Portanto, alternativa deveria ser letra C, caso a banca tenha elaborado essa questão seguindo o entendimento do referido autor.
-
-
QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA OU MUDADO O GABARITO PARA LETRA C
-
Acertei a questão pela ignorância achando que a mesma tinha dado o gabarito na questão.
O material de estoque pode ser classificado como material crítico em função de problemas de segurança quando a empresa
d)tiver dificuldade de lidar com a periculosidade.
A ignorância é uma bençaum!
#PAS NOS CONCURSOS
-
Engraçado é que nego fica justificando gabarito quando convém.
-
ATENÇÃO EM PROBLEMAS DE SEGURANÇA
-
C - Importar produtos de auto custo