SóProvas


ID
773035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O método de custeio ABC fundamenta-se no entendimento básico de que atividades consomem recursos e os produtos consomem atividades. Sob esse prisma, os custos indiretos de fabricação (CIF) são atribuídos aos produtos com base nas atividades que cada um deles consumiu, sendo, numa primeira fase, alocados às atividades e, numa segunda, transferidos dessas atividades para os produtos.

São chamados de direcionadores os fatores que mostram a relação existente entre o consumo do recurso e a atividade ou entre essas mesmas atividades e os produtos.

Nesse contexto, entende-se por direcionador de custos o elemento

Alternativas
Comentários
  • Direcionador de Custos é o fator que determina o custo de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos seus custos.


    A rigor, há que se distinguir dois tipos de direcionador: os de primeiro estágio também chamados de direcionadores de custos de recursos, e os de segundo estágio, chamados de direcionadores de custos de atividades.


    O primeiro identifica a maneira com as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades, ou seja, demonstra a relação entre os recursos gastos e as atividades.


    O segundo identifica a maneira como os produtos “consomem” atividades e serve para custear produtos (ou outros custeamentos), ou seja, indica a relação entre as atividades e os produtos.


    gab: A


    Fonte: Contabilidade de Custos, Eliseu Martins, 9ª edição, p. 96. Ed. Atlas

  • GABARITO: A

    Direcionador de Custos => Causador do custo

    • 1º Direcionador: evidencia a relação entre os recursos gastos e as atividades.

    • 2º Direcionador: evidencia a relação entre as atividades e os produtos