SóProvas


ID
773200
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Grande Recife
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de contas com senhas de acesso é um mecanismo que o Windows XP usa para controlar as informações que podem ser visualizadas por cada usuário do computador. Um usuário que apenas terá acesso ao computador por um curto período de tempo pode utilizar uma conta chamada de “Conta de Convidado”. Sobre este tipo d e conta, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "Uma conta de convidado destina-se aos usuários que não possuem uma conta permanente no seu computador ou domínio. Ela permite que as pessoas utilizem o computador sem ter acesso aos seus arquivos pessoais. As pessoas que usam a conta de convidado não podem instalar software ou hardware, alterar configurações ou criar uma senha. É preciso ativar a conta de convidado antes de utilizá-la".


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-a-guest-account
  • Letra E

    Uma passadinha rápida no conceito de contas de usuário...

    Nos sistemas modernos como Linux e Windows, diversos usuários podem compartilhar a mesma máquina. Isso, aliás, é bem comum, seja em casa ou no escritório. Mas, em função dessa possibilidade, é importante criar mecanismos que impeçam, por exemplo, que um usuário veja os arquivos dos outros, instale ou desistale programas loucamente, desconfigure a rede, etc. É aí que surge a ideia de se criar contas de usuário. São como perfis, ou, digamos, cargos. Algo como, em uma empresa: o diretor, o gerente, e o estagiário. O diretor pode fazer o que quiser, onde quiser, quando quiser e com quem quiser. Ele é O cara! Já o gerente atua apenas em sua área, tomando conta do que é dele sem se envolver com a gestão da empresa como um todo. Por sua vez, o estagiário... bom, esse aí tá sempre lenhado. Não tem direito a nada e deve até se sentir honrado por isso (eu já fui estagiário, gente. Sei bem o que é... rsrrssrsss).

    Pois bem, saindo das empresas e voltando ao computador, a ideia é exatamente a mesma, só que o conceito não é bem o de cargos, mas sim o de contas, ou melhor, contas de usuário. São três:

    Administrador
    Padrão
    Convidado

    A conta de Administrador pode tudo. Instala, desinstala, configura, formata, vê arquivo de todo mundo, apaga, enfim, é um verdadeiro ninja.
    A conta padrão pode, a rigor, utilizar o computador normalmente, mas não pode fazer nada que afete outros usuários ou a segurança do sistema.
    A conta Convidado só tem direito a usar o computador mesmo. Não tem privacidade alguma, já que é uma conta tipicamente sem senha e não instala ou configura nada . Resumindo, é uma ótima conta pra estagiário mesmo.

    A propósito, a título de boas práticas, todos devemos utilizar uma conta Padrão ao invés de uma conta Administrador. Quando quisermos instalar algo, ou fazer qualquer tarefa que demande privilégios de Administrador, logamos como tal ou, se for disponibilizada essa possibilidade, digitamos a senha do Administrador, fazemos a tal tarefa e voltamos correndo pro nosso próprio usuário. Isso evita muitos problemas em termos de segurança...

    Ok então, mas, dito isso, o que faz com que a afirmativa E esteja INCORRETA?

    o computador pode ter apenas uma conta com privilégios de Administrador e diversas “Contas de Convidado”.

    A afirmação está invertida. A gente pode ter diversas contas com privilégios de Administrador, mas apenas uma conta de Convidado.
  • Todas as contas de usuário seriam idênticas, sem privilégios, logo, não faz sentido ter mais de uma conta igual. 

    Ja a do administrador pode ter pra varias pessoas usarem com senhas diferentes e guardarem seus arquivos e tal.