-
Como nem sempre o interesse de um stakeholder converge com o interesse da organização, as tensões são inevitáveis. O diálogo com os stakeholders ocorre com mais freqüência e intensidade conforme as intercessões operacionais (e às vezes ideológicas) da organização, com eles. Interesses/apostas são os motores das relações da sociedade com as organizações, e vice-versa.
-
Encontrar um equilíbrio entre os interesses dos gestores das organizações, o dos stockholders (acionistas) e os dos stakeholders é um trabalho delicado e, do ponto de vista econômico, aparentemente contraditório. Contudo, o real interesse dos stockholders está em ter retornos positivos permanentes e isso começa a só ser possível na sociedade atual quando existe um ajuste entre os interesses dos diversos públicos de interesse de uma organização.
http://www.abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT2_Eduardo.pdf
-
fonte: http://www.abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT2_Eduardo.pdf
-
Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto.
A palavra vem de:
- Stake: interesse, participação, risco
- Holder: aquele que possui
Os primeiros stakeholders que imaginamos em um projeto são o Gerente de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente. Entretanto, na prática podem existir muitos outros:
- A comunidade
- Outras áreas da empresa
- Concorrentes
- Fornecedores
- Investidores e acionistas
- Governo
- As famílias da equipe de projeto
Além disso, cada projeto pode ter alguns stakeholders que sejam específicos para sua realidade, e que não se apliquem a outros projetos.
A importância de identificar os stakeholders é que além de serem afetados pelo projeto, eles podem ter uma influência direta ou indireta no seu resultado. Uma falha nesta identificação significará que o gerente de projeto não estará pensando nas necessidades de todos os envolvidos, e isto é um fator de risco para o projeto.
-
II - O diálogo com os stakeholders ocorre com mais frequência e intensidade conforme os interesses da organização em persuadir e manipular a opinião pública.
Se o objetivo da organização é persuadir e manipular a opinião pública o diálogo pode ser ou não mais frequente. Cabe recurso pois uma vez que se tenta convencer e persuadir alguém é necessário uma comunicação maior para fazer uma lavagem cerebral.
-
Resposta: C
Achei confusa essa.
-
I - Como nem sempre o interesse de um stakeholder AGREGA (CONVERGE) para as intenções da organização, as tensões e os conflitos são inevitáveis.(CERTO)
II - O diálogo com os stakeholders ocorre com mais frequência e intensidade conforme os interesses da organização em persuadir e manipular a opinião pública.(ERRADO)
III - O aumento da crítica às atuações empresariais e a maior vigilância da sociedade vêm estimulando as práticas de entendimento entre as organizações e seus stakeholders.(CERTO)
LETRA C