SóProvas


ID
773446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A engenharia de software busca sistematizar a produção de
software com qualidade. No que concerne ao estágio de projeto,
julgue os seguintes itens.

A independência dos componentes é um dos atributos que reflete a qualidade do projeto. O grau de independência pode ser medido a partir dos conceitos de acoplamento e coesão, os quais, idealmente, devem ser alto e baixo, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O grau de independência pode ser medido a partir dos conceitos de acoplamento e coesão, os quais, idealmente, devem ser baixo e alto, respectivamente.
  • Para discussão mais ampla:

    http://www.inf.ufpr.br/andrey/ci221/SOFTua10.pdf
  • A independência dos componentes é um dos atributos que reflete a qualidade do projeto. O grau de independência pode ser medido a partir dos conceitos de acoplamento e coesão, os quais, idealmente, devem ser alto e baixo, respectivamente.

    RESPOSTA: E

    Errado. O conceito de independência funcional é uma decorrência direta da modularidade dos conceitos de abstração e ocultamento funcional.

    A independência funcional é conseguida pelo desenvolvimento de módulos com função de “finalidade única” e uma “aversão” a interação excessiva com outros módulos.

    Módulos independentes são mais fáceis de manter(e testar) porque os efeitos secundários causados por modificação de projeto ou código são limitados, a propagação de erros é reduzida e os módulos reusáveis são possíveis.

    Para resumir, a independência funcional é a chave para um bom projeto e o projeto é a chave da qualidade de software.

    A indepenência é medida usando dois critérios qualitativos: coesão e acoplamento.

    • Coesão: um módulo coeso realiza uma única tarefa dentro de um procedimento de software, requerendo pouca interação com os procedimentos que estão sendo realizados em outras partes de um programa. Um módulo coeso deveria (idealmente) fazer apenas uma coisa

        • Autamente coeso: excelente;

        • Baixa coesão: problemas.

    • Acoplamento: é uma medida de interconexão entre os módulos numa estrutura de software. O acoplamento depende da complexidade da interface entre os módulos, do ponto em que é feita entrada ou referência a um módulo e que dados passam através da interface. Em projetos de software, luta-se por acoplamento mais baixo possível. Conectividade simples entre módulos resulta em software bem mais fácil de entender e menos propenso a “efeito de propagação” que acontecem quando erros ocorrem em um lugar [e] se propagam por todo o sistema.

    (http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fjulianakolb.files.wordpress.com%2F2010%2F08%2Faula06_principios_de_projetov2.ppt&ei=WcUjUvnwONW-4APvuICICw&usg=AFQjCNGR1xCOldIzxBnBFg8H2euNcis7uQ&sig2=BdVMO-LberL2lo271yYSHA&bvm=bv.51495398,d.dmg&cad=rja)

  • O acoplamente tem que ser baixo e a coesão alta.

  • questão só pra ver se o candidato está vivo