SóProvas


ID
773464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à fase de manutenção, julgue os itens subsequentes.

Entre os problemas comuns na fase de manutenção, podem-se citar a baixa produtividade e o alto custo, além de problemas técnicos, como documentação desatualizada e dificuldade de se alterarem sistemas que foram projetados sem a preocupação com a sua manutenibilidade.


Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Para complementar temos a descrição da fase de Transição do RUP, retirada do livro do Sommerville 9ª Edição:

    A fase final do RUP implica em transferência do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade de usuários e em seu funcionamento em um ambiente real. Isso é ignorado na maioria dos modelos de processo de software, mas é, de fato, uma atividade cara e, às vezes, problemática. Na conclusão dessa fase, você deve ter um sistema de software documentado e funcionando corretamente em seu ambiente operacional.
  • Questão CORRETA.

    Entre os problemas comuns na fase de manutenção, podem-se citar a baixa produtividade e o alto custo...
    ( Segundo Pressman: "A manutenção do software existente pode ser responsável por mais de 70% de todo o esforço despendido por uma organização de software." )

    ...além de problemas técnicos, como documentação desatualizada e dificuldade de se alterarem sistemas que foram projetados sem a preocupação com a sua manutenibilidade.
    (Ainda, de acordo com Pressman:
    "Grande parte do software do qual dependemos atualmente tem, em média, de 10 a 15 anos de idade. Mesmo usando as melhores técnicas de projeto e codificação conhecidas na época [e a maioria não o era], esses programas foram criados quando o tamanho e o espaço de armazenagem eram as principais preocupações. Depois eles foram levados a novas plataformas, ajustados de acordo com as mudanças de tecnologia de sistemas operacionais e de máquinas e aumentados para atender a novas necessidades dos usuários - tudo isso sem dar muita importância à arquitetura global. 
    O resultado são estruturas mal projetadas, codificação ruim, lógica ruim e documentação ruim dos sistemas de software que colocamos em funcionamento." )