SóProvas


ID
773473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à fase de manutenção, julgue os itens subsequentes.

Um sistema pode sofrer quatro tipos de manutenção: corretiva, adaptativa ou evolutiva, perfectiva e preventiva. Entre esses tipos, apenas a manutenção corretiva está associada a um defeito do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Os quatro tipos de manutenção são: corretiva, adaptativa, evolutiva ou perfectiva e preventiva.
  •  Tipos de Manutenção

     

       MANUTENÇÃO CORRETIVA:  identificar e corrigir erros

       MANUTENÇÃO ADAPTATIVA: adaptar o software ao ambiente

        MANUTENÇÃO PERFECTIVA: atender pedidos do usuário para modificar   funções existentes, incluir novas funções e efetuar melhoramentos gerais

        MANUTENÇÃO PREVENTIVA:  Melhorar a manutenibilidade ou confiabilidade futuras e fornecer uma base melhor para futuros melhoramentos

  • Acredito que o colega José esteja certo, o problema da questão me parece ser que o examinador mexeu com os termos de propósito, colocando evolutiva como o mesmo que adaptativa, o que nao é verdade.

    Tipos:
    • Corretiva:correção de erros/falhas.
    • Adaptativa: adaptação do software para acomodar mudanças em seu ambiente externo, i.e. uma nova plataforma (hardware, sistema operacional) ou  mudanças nas regras de negócio, leis, políticas governamentais etc.
    • Evolutiva (ou perfectiva): acréscimo de funcionalidades, não previstas em seu documento de requisitos original.
    • Preventiva (reengenharia):o software é modificado para oferecer uma base melhor para futuras manutenções. Ou seja, para melhorar a sua confiabilidade ou manutenibilidade futura.
  • Os comentários dos colegas acima estão ótimos. Pondo somente uma referência do nosso querido Pressman, encontrada no seu livro Engenharia de Software Uma abordagem profissional (6a Edição 2011) - Pag. 662:

    "Independente do domínio da aplicação, tamanho ou complexidade, o software continuará a evoluir com o tempo. As mudanças dirigem esse processo. No âmbito do software, ocorrem alterações quando são corrigidos erros (manutenção CORRETIVA), quando há adaptação a novo ambiente (manutenção ADAPTATIVA), quando o cliente solicita novas características ou funções (manutencão EVOLUTIVA/PERFECTIVA) e quando a aplicação passa por um processo de reengenharia para proporcionar benefício em um contexto moderno (manutenção PREVENTIVA - REENGENHARIA)."

    A questão tornou-se ERRADA ao colocar que uma manutenção adaptativa, que visa adequar o software às mudanças externas, seria idêntica a mudança evolutiva, quando é o cliente que solicita modificação ou novas funções ao software. Percebam que nesse segundo caso, não há, OBRIGATORIAMENTE, uma mundança no ambiente externo que necessite adaptações no software.

    Ainda vale uma ressalva quanto a afirmação que somente a manutenção corretiva está associada a defeitos. Veja que as manutenções preventivas buscam defeitos latentes, aqueles que associados a outros defeitos podem torna-se defeitos "ativos". Então, ao meu ver, esse ponto também torna a questão errada.

    Outra observação interessante é que a há uma classificação implícita para os diversos tipos de manutenção:

    1. Corretiva e Preventiva (reengenharia)*: Não há acréscimo ou modificação de funcionalidades em relação aos requisitos iniciais.

    2. Adaptativa, Evolutiva/perfectiva e Preventiva (reengenharia)*: acréscimo ou modificação de funcionalidades em relação aos requisitos iniciais.

    * A manutenção preventiva (reengenharia) reimplementa a função do sistema existente e também acrescenta novas funções e/ou melhora o desempenho geral. Assim, esse tipo de manutenção é híbrido, podendo ou não haver acréscimo ou modificação de funcionalidades.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Eu acho que uma questão desse teria que ser anulda. O que a pergunta pedi está certo.  Entre esses tipos, apenas a manutenção corretiva está associada a um defeito do sistema. A reposta é sim. Agora vem um erro no meio do enociado para colocar toda a questão errada. Complicado.