SóProvas


ID
773509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que concerne a engenharia de requisitos, julgue os itens que se
seguem.



A gerência de qualidade de requisitos faz uso de critérios de avaliação, como, por exemplo, consistência e correção, para manter uma base de bons requisitos de software.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.


    Os critérios de qualidade segundo o padrão IEEE 830 referente à gerência de qualidade de requisitos são:

    ·        Correção: um documento de requisitos é considerado correto se todos os requisitos representam algo que deve estar presente no sistema que está sendo desenvolvido, ou seja, os requisitos reais do usuário devem coincidir com os requisitos identificados. Esta não é uma tarefa trivial e parte de seu sucesso está associada a uma boa atividade de validação dos requisitos.

    ·        Não ambiguidade: um conjunto de requisitos é não ambíguo quando somente pode ser interpretado por todos os envolvidos em um projeto de uma única maneira.

    ·        Completude: um conjunto de requisitos é dito completo quando descreve todas as demandas de interesse dos usuários. Estas demandas incluem requisitos funcionais, de desempenho, restrições, atributos e interfaces externas.

    ·        Consistência: um conjunto de requisitos é dito consistente se nenhum subconjunto destes requisitos entra em conflito com os demais requisitos do sistema.

    ·        Verificabilidade: um requisito é verificável se existe uma forma efetiva, em termos de tempo e custo, para que pessoas ou ferramentas indiquem se um sistema cumpre o requisito (IEEE). Em quase todas as situações, é difícil provar de forma conclusiva que um requisito é cumprido por um software. Entretanto, escrever bem o requisito pode ajudar a aumentar a confiança na avaliação.

    ·        Modificabilidade: um conjunto de requisitos é modificável quando seu estilo e estrutura é tal que as alterações podem ser realizadas de forma simples e consistente com os demais requisitos.
     
    Fonte: http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034