SóProvas


ID
77353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

. A teoria organizacional identifica algumas respostas potenciais para lidar com o conflito nas organizações, em termos da combinação entre o grau de assertividade e o grau de cooperativismo utilizado na tomada de decisão. Nas situações a seguir, qual descrição evidencia o uso de alta assertividade e baixa colaboração?

Alternativas
Comentários
  • Para entendermos as alternativas temos que saber os estilos de administração de conflitos e seus resultados (segundo o livro Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato, p. 462):1) ESTILO DE EVITAÇÃO: reflete uma postura nem assertiva e nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir dos conflitos, aqui as duas partes perdem.2) ESTILO DE ACOMODAÇÃO: alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente. É o famoso "empurrar com a barriga" (rs rs rs rs).3) ESTILO COMPETITIVO: é o comando autoritário que reflete FORTE ASSERTIVIDADE para impor o seu interesse. Aqui criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha às custas da outra.4) ESTILO DE COMPROMISSO: reflete uma combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação. Aqui cada parte aceita ganhos e perdas na solução.5)ESTILO DE COLABORAÇÃO: reflete elevado grau de assertividade e de cooperação, neste estilo ambas as partes ganham (famoso ganha/ganha).Dessa forma, a questão quer o uso de um estilo com ALTA ASSERTIVIDADE E BAIXA COLABORAÇÃO (cooperação), esse estilo é o COMPETITIVO. Vejamos:A) ESTILO COMPETITIVO - CORRETO. A empresa Q não entrou em nenhum acordo com falsificadores, quer mesmo que eles sumam! rs rs rs rs rs. Assertividade alta (benefícios para empresa) e baixa cooperação (punir falsificadores).B)Aqui não tenho certeza!!! Mas, parece ESTILO ACOMODAÇÃO!!!C) ESTILO DE EVITAÇÃOD) ESTILO DE ACOMODAÇÃOE) ESTILO DE COMPROMISSO

  • http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/web/Aula12/verprint.htm 
    Chiavenato (Gestão de Pessoas, 2010, p. 461)
  • O enunciado fala de uso de alta assertividade e de baixa colaboração, que corresponde à tomada de decisão do tipo competitiva. (letra A)

    a) A empresa Q toma uma decisão competitiva, já que atuará na repressão de falsificadores de seus produtos. (não há intenção de colaboração com outras empresas).

    b) Tomada de decisão do tipo acomodação. (baixa assertividade, alta colaboração). Porém, esse item remete mais especificamente ao conceito de desescalonização, que ocorre quando o indivíduo toma atitudes cooperativas com o intuito de desativar o conflito. Trata-se de uma conduta nada competitiva.

    c) Tomada de decisão do tipo abstenção. É um "deixar de fazer" (baixa cooperação e baixa assertividade) em um caso em que agir poderia ser muito oneroso para a empresa.

    d) Modelo de tomada de decisão colaborativa. Os dois lados ganham e o intuito é colaborar para que os ganhos para os dois lados possam ser cada vez maiores (alta cooperação e alta assertividade).

    e) Modelo de tomada de decisão cooperativa: envolve uma negociação difícil, em que ambas as partes tem que ceder para alcançarem seus objetivos e para que possam seguir em frente sem gerarem conflitos graves. (assertividade e colaboração moderadas = transigência). 
  • a) Alguns países possuem leis de direitos autorais menos rígidas do que as dos Estados Unidos, o que acarreta uma proliferação de mercadorias falsificadas. A empresa Q utilizou uma resposta competitiva para o conflito, ao lidar com falsificadores, estabelecendo uma rede mundial para investigar e adotar ações legais con- tra qualquer organização que falsificasse suas merca- dorias.

     

    Baixa Assertividade e Alta Cooperação = ACOMODAÇÃO

    Baixa Assertividade e Baixa Cooperação = EVITAÇÃO
    Média Assertividade e Média Cooperação = COMPROMISSO 

    Alta Assertividade e Baixa CooperaçãoCOMPETIÇÃO

    Alta Assertividade e Alta Cooperação = COOLABORAÇÃO