SóProvas


ID
774208
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os algoritmos de criptografia assimétricos utilizam

Alternativas
Comentários
  • A criptografia assimetria é chamada de criptografia de chave pública, que utilizam um par de chaves diferentes sendo uma pública e uma privada.
    A chave pública serve para cifrar a mensagem, a chave privada serve para decifrar
  • Questão estranha, porque posso usar a chave pública para cifrar como também a chave privada para cifrar, e vice e versa. Depende da forma que eu desejo utilizar.

    Por exemplo: se eu usar minha chave pública para cifrar garantirei confidencialidade, porque só eu terei a chave privada para decifrar. Agora se eu quiser garantir autenticidade, ou não repúdio, eu pego uma mensagem e criptografo com minha chave privada de forma que qualquer um que tenha a minha chave pública poderá decifrar e isso será garantia de que a mensagem é minha, autenticidade.

    Pra mim o gabarito C e D são corretos.

  • Questão semelhante que na qual a dúvida apresenta pelo Daniel também aparece: Q36809 Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO Na criptografia assimétrica: 
    a) usa-se uma única chave para encriptar e decriptar mensagens.

  • Em regra as bancas quando não falam se é para obter o sigilo ou assinatura digital, até onde observei elas estão falando de sigilo. Por isso D)

  • Se não especificar "assinatura digital" ou "autenticidade", presume-se que esteja falando de sigilo/confidencialidade. Logo, a resposta é D.

  • Gabarito D

    Criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica, é qualquer sistema criptográfico que usa pares de chaves: chaves públicas, que podem ser amplamente disseminadas, e chaves privadas que são conhecidas apenas pelo proprietário. Isto realiza duas funções: autenticação, onde a chave pública verifica que um portador da chave privada parelhada enviou a mensagem, e encriptação, onde apenas o portador da chave privada parelhada pode decriptar a mensagem encriptada com a chave pública.

    O termo assimétrica vem deste uso de diferentes chaves para realizar essas funções opostas, cada uma a inversa da outra – como contrapartida da criptografia ("simétrica") convencional, a qual depende da mesma chave para realizar ambos.

    Em um sistema de criptografia de chave pública, qualquer pessoa pode criptografar uma mensagem usando a chave pública do destinatário. Essa mensagem criptografada só pode ser descriptografada com a chave privada do destinatário. Para ser prática, a geração de uma chave pública e privada deve ser computacionalmente econômica. A força de um sistema de criptografia de chave pública depende do esforço computacional (fator de trabalho em criptografia) necessário para encontrar a chave privada de sua chave pública emparelhada. Segurança efetiva requer apenas manter a chave privada privada. A chave pública pode ser distribuída abertamente sem comprometer a segurança.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !