SóProvas


ID
774274
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Qual o nome dado aos softwares que monitoram o uso do computador, podendo ser usado legitimamente ou maliciosamente? Na maioria das vezes são utilizados para roubar informações como a lista de endereços de e-mail, por exemplo, enviando-as spammers. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA: B

    Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.

    Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

    Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.

    Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.

    Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.

    Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião".

  • Worms: Diferente dos vírus, o worm não precisa de outros arquivos hospedeiros para serem duplicados. São arquivos maliciosos que podem replicar-se automaticamente e criar brechas nos computadores invadidos. Eles alteram seu próprio conteúdo para não serem identificados.


    Spyware: é o termo utilizado para se referir a uma grande quantidade de softwares que monitoram atividades de um sistema e enviam as informações coletadas para terceiros. Pode ser utilizado de forma legítima quanto maliciosa. 


    Adwares: é um tipo de spyware que tem como objetivo baixar ou exibir, sem exigir autorização, anúncios na tela do computador.


    Hijackers: são programas que modificam o registro do Windows e que podem modificar a página inicial do seu navegador.
  • GAB: B

     


    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:


    Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.


    Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação.

     

     

    FONTE: Cartilha Cert Br

  • Gabarito B

    Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

    Diferentemente dos "cavalos de tróia", que são desenvolvidos por hackers com a finalidade de "dominar" o sistema operacional do usuário, os spywares funcionam apenas como ferramenta de monitoramento das informações. 

    Normalmente, os spywares são instalados em computadores de uma empresa para que o comportamento dos funcionários possa ser monitorado durante as horas de serviço, funcionando como uma ferramenta de controle e segurança dos conteúdos produzidos e acessados através dos equipamentos da empresa e, ainda mais importante, por quem. 



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !