SóProvas


ID
774610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da redação de documentos oficiais, julgue o próximo
item.

A formalidade e a padronização são imprescindíveis à uniformidade das correspondências oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

    1. O que é Redação Oficial

            Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.

            A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

  • No meu singelo entendimento, este gabarito, CERTO, é pelo menos contestável, pois conforme coloca o Manual da Presidência:

    ......
    8. Correio Eletrônico
    8.1 Definição e finalidade

    O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
    8.2. Forma e Estrutura
    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).
    ........

    Desta forma, eu creio que a palavra "imprescindíveis" deixa a questão ERRADA, pois não teríamos uma padronização imprescindível.
  • Mas essa parte que você psotou fala do "correio eletrônico"... 
  • "A formalidade e a padronização são imprescindíveis à uniformidade das correspondências oficiais."

        Meu caro amigo, leia a parte em negrito acima. O Cespe tratou acerca de dois princípios, bases, regras gerais sobre o universo que é a correspondência oficial - que chega a ser uma disciplina a parte. Assim, a formalidade inibe um administrador de chamar os administrados ou outros órgãos públicos de maneiras que ele acha conveniente, tornando um documento algo oficial capaz de ser mostrado em juízo e subir na hierarquia dos órgãos sem ser alvo de piadas ou gozação de um termo regional.
        Já a padronização evita que que um ofício, por exemplo, tenha diferentes formas. Se olharmos para uma ata e para um ofício, apenas pela padronização em termos de estrutura já sabemos, pelo menos mais ou menos, quais são os assuntos e como estarão ali tratados.
         Agora, buscar o assunto especial quando a questão tratar do assunto geral...vai errar muita questão....
  • CORRETO
    Segundo o manual, no trecho em que fala de concisão e clareza:
    ...
    clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor
    . No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
    a) A IMPESSOALIDADE, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
    b) O USO DO PADRÃO CULTO DE LINGUAGEM, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
    c) A FORMALIDADE E A PADRONIZAÇÃO, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
    d) A CONCISÃO, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
  • Concordando com o colega Artubarao exponho aqui minha opinião:
    “A formalidade e a padronização são imprescindíveis à uniformidade das correspondências oficiais.”
    Quando a banca refere-se à “padronização da uniformidade” deixa a entender que está afirmando que todas as correspondências oficiais devem ser padronizadas. Mas, como citou o colega Artubarao, as correspondências eletrônicas não são necessariamente padronizadas, e mesmo assim constam no  Manual de Redação da Presidência como correspondência oficial.
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Agente Administrativo Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Estrutura das frases; Correção gramatical; Princípios da Redação Oficial; Aspectos gerais da Comunicação Oficial ; 

    A formalidade das comunicações oficiais não se limita ao emprego adequado dos pronomes de tratamento, devendo-se observar, também, a polidez, a civilidade e a obediência às regras de impessoalidade e ao padrão culto da linguagem.

    GABARITO: CERTA.

  • A formalidade e a padronização são imprescindíveis à uniformidade das correspondências oficiais.

    Correto, lembrem que padronização nada tem haver com linguagem técnica, na verdade aqui diz a respeito do padrão culto da língua.

    A saga continua...

    Deus!