SóProvas


ID
774748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das muitas atribuições do corpo de bombeiros tem sido o
combate a incêndios na vegetação nativa. No planalto central
brasileiro, em vista do período de seca sazonal, os incêndios são
preocupação constante devido ao potencial de resultar em
degradação do bioma dessa região. A respeito desse tema e do
bioma em questão, julgue os itens de 61 a 68.

A passagem do fogo pode favorecer a herbivoria.

Alternativas
Comentários
  • A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem. Por isso é considerada uma relação ecológica negativa, já que há prejuízo para um dos seres participantes, neste caso a planta. Nessa relação, os insetos são os principais consumidores da produção primária da Terra. Esses insetos são muito importantes ecologicamente, por serem predadores, parasitas e indicadores da qualidade ambiental.
  • A passagem do fogo irá destruir a vegetação, destruindo a vegetação como irá favoreçer a herbivoria, uma vez que não tem vegetais? pra mim  ta errado gabarito.
  • Concordo em gênero, número e grau com o Hélio Carlos, uma vez que a herbivoria é a relação entre espécies animais e vegetação. Com certeza o gabarito esta errado.
  • Concordo com o gabarito errado, herbivoria só ocorre em área verde, o fogo desmata a área verde, se não tem área verde, como irá haver herbivoria? O fogo desfavorece a hebirvoria.

  • Herbivoria: animais (herbivoros) devoram plantas inteiras ou parte delas. Ex.: gado, que se alimenta de capim. Com a passagem do fogo haverá a destruição do
    vegetal. Assim sendo, a queima não prejudica apenas as plantas e também os herbivoros. Gabarito está errado.
  • Achei uma tremenda pegadinha. A proposição é "pode favorecer", e não "favorece". O bioma em questão é o cerrado, cujas espécies vegetais (muitas delas) possuem adaptações ao fogo.
    Ex 1: Não morrem após o incêndio, e rebrotam. E as folhas jovens, mais macias, são mais propensas a sofrer herbivoria do que as adultas.
    Ex 2: O fogo promove a deiscência (abertura) de frutos, e indiretamente, a liberação de sementes de algumas espécies arbustivas e arbóreas do cerrado. Essa liberação é sincrônica, ou seja, quase todos os indivíduos liberam as sementes ao mesmo tempo, após a passagem do fogo, que podem ser prontamente aproveitadas pelos herbívoros.
  • Galera ficar atento ao que o colega postou, em ralação ao CERRADO, quando afirma planalto central, cujo o texto retirei da internet " é preferível prevenir tais incêndios, realizando queimadas programadas, em áreas limitadas e sucessivas, cujos efeitos poderão ser até mesmo benéficos. Tudo depende de sabermos manejar o fogo adeqüadamente, levando em conta uma série de fatores, como os objetivos do manejo, a direção do vento, as condições de umidade e temperatura do ar, a umidade da palha combustível e do solo, a época do ano, a freqüência das queimadas etc."  


    Como diz o proprio enunciado: "poderá favorecer", nao logicamente favorece.

  • Como os incêndios são comuns no Cerrado, bioma de clima seco e quente a maior parte do ano, muitas espécies vegetais apresentam adaptações a esse fenômeno. Como exemplo, existem algumas espécies que apresentam cascas grossas ou caules subterrâneos, o que garante sua sobrevivência mesmo após o fogo. Nesses casos, a planta se recupera e com folhas jovens ou frutos abertos a herbivoria pode ser favorecida sim, em alguns casos. Questão certa.


  • Com certeza pode favorecer, uma vez que a planta PODE se recuperar com folhas e frutos novos após uma queimada. 

  • Acreditam que os incêndios, que ocorrem anualmente, são benéficos? Essa é uma das características do CERRADO. Pra quem não sabia, se acostume com a idéia. Moro no DF, e é muito comum em julho e agosto as queimadas.

    "Tem grande importância ecológica para os Cerrados, e um benefício é a aceleração da remineralização da biomassa e a transferência dos nutrientes minerais nela existentes para a superfície do solo, sob a forma de cinzas. Desta forma, nutrientes que estavam imobilizados na palha seca e morta, inúteis portanto, são devolvidos rapidamente ao solo e colocados à disposição das raízes."

    fonte: http://eco.ib.usp.br/cerrado/fogo_itens.htm

  • Depois de alguns meses que passou o fogo e os herbívoros morreram de fome ou queimado talvez favorece sim.