SóProvas


ID
774760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das muitas atribuições do corpo de bombeiros tem sido o
combate a incêndios na vegetação nativa. No planalto central
brasileiro, em vista do período de seca sazonal, os incêndios são
preocupação constante devido ao potencial de resultar em
degradação do bioma dessa região. A respeito desse tema e do
bioma em questão, julgue os itens de 61 a 68.

O fogo, no bioma descrito, nem sempre representa uma ameaça, havendo algumas espécies que podem se beneficiar da passagem do fogo.

Alternativas
Comentários
  • No Cerrado existe algumas espécies que podem ser beneficiadas pela passagem do fogo...

  • Questão  Correta

    Quando temos "Nem sempre" quer dizer que é "sempre", ou necessariamente.   * Muito cuidado! com essas questão.


    O Rebrotamento e a Floração


    impressionante a rapidez e o vigor com que as plantas do Cerrado emitem novos brotos logo após a queimada. Bastam poucas semanas para que o verde reapareça e substitua o tom cinza deixado pelo fogo. Entre as árvores, o barbatimão é um bom exemplo desta incrível capacidade regenerativa. No estrato herbáceo/substitutivo, bastam alguns dias para que seus órgãos subterrâneos recomecem a brotar. Curiosamente, muitas de suas espécies iniciam o rebrotamento com a produção de flores. Pouco tempo após a passagem do fogo, o Cerrado transforma-se num verdadeiro jardim, onde as diferentes espécies vão florescendo em sequência. Este estímulo ou indução floral não é necessariamente provocado pela elevação da temperatura, como se poderia esperar. Em muitos casos é a eliminação total das partes aéreas das plantas que as faz florescer. Além de estimular ou induzir a floração, o fogo sincroniza este processo em todos os indivíduos da população, facilitando assim, a polinização cruzada. Se não houver queima, ou as plantas não florescem ou o fazem com muito menor intensidade e de forma não sincronizada.


    Então.  existe casos que o Bioma Cerrado é  beneficiado pela passagem do fogo.


  • Os incêndios naturais são comuns no Cerrado, bioma de clima seco e quente a maior parte do ano, por isso, muitas espécies apresentam adaptações a esse fenômeno. Como exemplo, existem algumas espécies vegetais que apresentam cascas grossas ou caules subterrâneos, o que garante sua sobrevivência mesmo após o fogo. Nesses casos, a planta se recupera e desenvolve folhas novas. Para outras espécies é justamente a passagem do fogo que induz a deiscência de seus frutos, permitindo assim a dispersão da espécie por herbívoros. Questão certa.


  • MUTO FAMOSO É O BABAÇU, Q DOMINA MUITOS TERRENS. A QUEIMADA VEM, ACABA COM TUDO, O BABAÇU SOBREVIVE E TOMA O ESPAÇO DE GERAL